Entrada da Digi deverá provocar “reação criativa” das operadoras, diz presidente da Anacom
Sandra Maximiano afirmou que as operadoras têm algum receio da entrada da Digi nas receitas, mas salientou que a procura por conectividade está a crescer.
A entrada da Digi no mercado de telecomunicações deverá provocar reações criativas e (saudavelmente) competitivas por partes operadoras existentes, afirmou esta quarta-feira Sandra Maximiano, presidente da Anacom.
“A dinâmica do mercado português das comunicações eletrónicas nos últimos anos tem mostrado que existe uma oferta de serviços de grande qualidade, mas que existe uma prevalência de ofertas em pacotes, cada vez mais homogéneas, levando a uma perceção de falta de concorrência no setor, o que justifica também a falta de mobilidade dos consumidores mesmo após o período de fidelização”, disse Maximiano, num discurso no 33º Congresso da APDC.
Adiantou que, com vista à promoção da concorrência, a Anacom tem promovido medidas do lado da oferta. “Destaco primeiro o reforço das condições para que as empresas possam entrar e competir ativamente no mercado”, disse. “Em breve um novo operador, a Digi, entrará no mercado português, o que levará, esperemos, a uma reação criativa e saudavelmente competitiva dos operadores”, vincou.
“Sei que existe algum receio por parte destes, sobre o impacto do novo operador nas suas receitas, mas ao contrário [do que acontece nos] media, com a redução de audiência nos media tradicionais, a procura por conectividade está em expansão”.
A Digi confirmou no início de março que vai lançar as primeiras ofertas de telecomunicações em Portugal durante este ano. A operadora de origem romena também revelou que pretende disponibilizar em simultâneo serviços fixos e móveis, nomeadamente, ofertas de fibra ótica e 5G.
A economista Sandra Maximiano, especializada na análise do comportamento dos agentes económicos, era professora associada no ISEG antes de em dezembro ter sido nomeada para suceder a João Cadete de Matos na liderança da Anacom.
(Em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrada da Digi deverá provocar “reação criativa” das operadoras, diz presidente da Anacom
{{ noCommentsLabel }}