Quatro grandes petrolíferas interessadas em parceria com Galp na Namíbia
Exxon Mobil, Shell, TotalEnergies e Equinor estão entre as empresas interessadas em adquirir parte da posição da Galp no projeto de exploração de petróleo na Namíbia.
Exxon Mobil, Shell, TotalEnergies e Equinor estão entre as empresas interessadas em adquirir parte da posição da Galp num campo petrolífero na Namíbia, cujo valor comercial foi divulgado há exatamente um mês. Esta informação está a ser avançada pela Bloomberg, com base em fontes ligadas ao processo de venda da participação, que preferiram não ser identificadas.
Tal como já havia sido noticiado, a Galp está a considerar vender um afatia de 40% da posição que detém neste projeto, ou seja metade da participação de 80% que detém. No entanto, a petrolífera portuguesa poderá decidir manter a posição de 80% caso não chegue a acordo com os potenciais parceiros, indica a agência de notícias.
“A Galp manterá uma posição significativa na exploração da Namíbia”, garantiu o CEO, Filipe Silva, numa chamada com analistas a 30 de abril, após a publicação dos resultados do primeiro trimestre.
O valor do ativo petrolífero em causa deverá rondar os 20 mil milhões de dólares, indicam as mesmas fontes à Bloomberg. Em meados de junho é esperado que a primeira ronda de manifestações de interesse seja iniciada.
No domingo 21 de abril, a Galp enviou uma nota à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a dar conta da conclusão da primeira fase da campanha de exploração de um bloco na Namíbia. Os trabalhos “potencialmente posicionam” este projeto como “uma importante descoberta comercial”, afirmou a empresa no comunicado, no qual avançava a estimativa de que o projeto irá entregar mais de 10 mil milhões de barris.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quatro grandes petrolíferas interessadas em parceria com Galp na Namíbia
{{ noCommentsLabel }}