KKR converte dívida em novas ações e garante cerca de 82% da Greenvolt
Os americanos informaram, na passada sexta-feira, que garantiram 78,9% da empresa e avançam com uma OPA obrigatória para comprar o restante capital. Acordo com Mediobanca também é alterado.
Os norte-americanos da Kohlberg Kravis Roberts (KKR), através da sua afiliada GV Investor Bidco, converteram em ações da Greenvolt uma linha de obrigações convertíveis no valor de 200 milhões de euros e uma taxa de cupão de 4,75% que vencia em 2030. Com esta operação, a KKR, que na última sexta-feira informou que garantiu 78,9% da empresa e avançou com um OPA obrigatória para comprar o restante capital, passou a deter cerca de 82% do capital da Greenvolt.
A Greenvolt, liderada por João Manso Neto, informou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que recebeu da GV Investor Bidco, S.à r.l. “a comunicação reproduzida em anexo relativa ao exercício do direito de conversão referente às obrigações convertíveis emitidas pela Greenvolt designadas “€200,000,000 4.75 per cent. Senior Unsecured Conditionally Convertible Bonds due 2030”.
Com a conversão destes títulos de dívida em ações, a KKR reforça a sua posição no capital da empresa, depois de ter garantido a aquisição de 60,86% através da compra que já tinha definido com os sete principais acionistas da Greenvolt e mais 18,04% adquiridos pelo banco italiano Mediobanca. Fica agora disperso no mercado apenas cerca de 18% do capital.
Já a Greenvolt reduz o seu nível de dívida. No final de 2023, a dívida financeira líquida pro-forma da Greenvolt totalizava 691,4 milhões de Euros. O rácio da dívida financeira líquida pro-forma em relação ao EBITDA Ajustado, nos últimos 12 meses é de 6,3 vezes.
Em outro comunicado ao mercado, a sociedade da KKR, Gamma Lux, informa que alterou as condições do acordo com a Mediobanca, que estava mandatada para comprar ações da energética no mercado. Assim, em vez de poder comprar até 19,9% do capital da Greenvolt no mercado, a Mediobanca poderá reforçar até 23,37%.
(Notícia atualizada às 21h06 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
KKR converte dívida em novas ações e garante cerca de 82% da Greenvolt
{{ noCommentsLabel }}