Hoje nas notícias: veículos elétricos, BCP e Ricardo Salgado

  • ECO
  • 11 Junho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Ministério do Ambiente está a “ponderar” as prioridades em relação aos apoios a atribuir à compra de veículos 100% elétricos. O BCP vai aumentar algumas comissões que cobra aos comerciantes, nomeadamente pela disponibilização de um terminal de pagamento automático (TPA). Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Governo prepara novo apoio à compra de elétricos

O Governo ainda está a “ponderar” as prioridades sobre os apoios a atribuir para a compra de veículos 100% elétricos, já que estes serão alvo de revisão. Por norma, os formulários para as candidaturas ficam disponíveis no site do Fundo Ambiental nos primeiros meses do ano, mas até agora não foram publicados. De acordo com o Ministério do Ambiente, “apenas 3,5% das verbas estavam disponíveis” quando o atual Executivo entrou em funções. Os incentivos abrangem ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas, motociclos e carregadores para veículos elétricos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

BCP aumenta em 45% comissões de terminais de pagamento aos comerciantes

A partir de setembro, os comerciantes que sejam clientes do BCP vão pagar mais pela aceitação de pagamentos em cartão de débito ou de crédito. O banco liderado por Miguel Maya vai passar a cobrar mais 45% pelo terminal de pagamento automático (TPA) de nova geração, o que representa um aumento de 79 euros para 115 euros. Os custos de substituir o TPA vão crescer quase cinco vezes mais, passando a custar 120 euros face aos atuais 25 euros. Está prevista ainda uma tarifa mensal de inatividade, tanto nos terminais físicos (7,5 euros) como na aplicação Millennium Moove (dois euros).

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Filha de Ricardo Salgado paga contas de 40 mil euros por mês

Catarina Salgado, filha do antigo banqueiro Ricardo Salgado que reside na Suíça, dá 40 mil euros por mês à mãe, Maria João, para esta fazer face às despesas mensais do casal nesse valor. Foi a própria mulher do ex-presidente do BES quem revelou o montante dos encargos fixos do casal, no âmbito do caso EDP, tendo ainda indicado que o casal Salgado declarou rendimentos em sede de IRS de mais de 91 mil euros em 2022. Na sentença do processo, conhecida na semana passada, o coletivo de juízes assinala que, “ainda que dependente do apoio económico da filha, o agregado de Ricardo Salgado mantém um estatuto económico elevado”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Supremo condena IEFP a pagar 1,6 milhões a antigos formadores precários

Vários formadores integrados nos quadros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) avançaram com processos judiciais para reclamar os subsídios que não lhes foram pagos durante os anos em que estiveram com falsos recibos verdes. Tribunais inferiores decidiram pela condenação do IEFP e o Supremo Tribunal de Justiça tem vindo a confirmar as sentenças das primeiras instâncias. Nos processos já conhecidos, que envolvem cerca de meia centena de formadores de Vila Real, Viana do Castelo, Porto e Portalegre, está em causa o pagamento de 1,6 milhões de euros de subsídios de férias, de Natal e de refeição, a que ainda acrescem juros de mora.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Fim de banco de horas individual faz disparar o de grupo

Antes do fim do banco de horas por negociação individual, que foi revogado em 2019 (definitivamente acabou em 2020), havia 93 mil trabalhadores do privado sujeitos a esta figura, enquanto apenas 3,7 mil trabalhadores eram abrangidos pelo banco de horas grupal. Desde então, o número de trabalhadores sujeitos a esta última modalidade disparou, para um total de 73.485 em 2021, 65,9% dos quais são mulheres e 34,1% homens, segundo dados do relatório sobre o progresso da igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional de 2022.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: veículos elétricos, BCP e Ricardo Salgado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião