Cristiano Ronaldo compra 10% do grupo Vista Alegre. Investimento avaliado em 17,3 milhões de euros
Capitão da seleção nacional entra como investidor na sociedade que detém as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro. Serão também sócios em Espanha e avançam em conjunto para o Médio Oriente e Ásia.
É mais um investimento de Cristiano Ronaldo em Portugal, que tem um vasto e diversificado património empresarial com negócios no turismo, imobiliário, moda, estética, águas, no setor financeiro, nos media e agora na indústria.
Menos de um ano após ter entrado como acionista de referência no grupo do Correio da Manhã, o capitão da seleção nacional comprou 10% da Vista Alegre Atlantis SGPS. Esta posição está avaliada em 17,3 milhões de euros, tendo em conta o preço de fecho das ações nesta sexta-feira.
De acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta operação, que foi concretizada através da sociedade CR7 SA, prevê também a aquisição de 30% do capital da Vista Alegre Espanha, “a concretizar nos próximos dias”.
Por outro lado, “as partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no MiddleEast & Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias”. Uma colaboração que “permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium“.
A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português.
“A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”, refere Cristiano Ronaldo.
Citado no mesmo comunicado, Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, detentor do Grupo Vista Alegre Atlantis SGPS, fala num “grande entusiasmo” em receber o futebolista madeirense como investidor, “representando este momento, a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas”.
Como curiosidade, a Vista Alegre sublinha que a sua ligação ao futebol “vem de longe”, sublinhando que a família Pinto Basto teve um “papel fundamental” na introdução da modalidade em Portugal, “tendo sido os bisnetos do fundador que, em 1886, trouxeram para Portugal a primeira bola de futebol e que, a 22 de janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos da atual Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa”.
Exportações valem 70% do negócio
Com um contrato de mais de 200 milhões de euros por ano até 2025 no clube de futebol saudita Al Nassr, Cristiano Ronaldo tem mais de 850 milhões de seguidores nas redes sociais e todos os anos fatura perto de 90 milhões de euros em contratos publicitários, de acordo com estimativas da Forbes. Já segundo a Hurun Global Rich List, no início do ano passado, o futebolista formado no Sporting CP era uma das 3.112 pessoas no mundo com uma fortuna superior a mil milhões de euros.
Em que negócio vai agora entrar o capitão da seleção portuguesa, que já está na Alemanha a preparar a estreia no Euro2024? No ano passado, o grupo que detém as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro viu as vendas baixarem 9,6% para 129,6 milhões de euros, pressionadas por uma redução superior a 20% na comercialização de produtos de private label ao nível do grés de forno, que é o segmento que mais pesa no negócio, e também pela diminuição de 5,5% na componente de porcelanas.
Num exercício em que os lucros ascenderam a 6,8 milhões de euros, uma subida de 22,3% face a 2022, as exportações pesaram quase 70% no volume de negócios – França, Espanha, Alemanha, Itália, Brasil e EUA são os principais destinos. Os produtos de marca própria (Vista Alegre e Bordallo Pinheiro) reforçaram em 7,5% o peso nas receitas do grupo liderado por Nuno Terras Marques.
Em maio, a emblemática Vista Alegre, conhecida mundialmente pela produção de porcelanas e cristais de alta qualidade, concluiu com sucesso uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) de obrigações com maturidade a 20 de maio de 2029. Esta operação permitiu à empresa captar 60 milhões de euros junto de 2.320 pequenos investidores, que serão utilizados para financiar a sua atividade corrente e projetos de investimento.
Os negócios de Ronaldo
O capitão da seleção das quinas, que é o jogador com mais internacionalizações de sempre, é um investidor com uma carteira de participações empresariais vasta e bastante diversificada. De acordo com uma pesquisa do ECO, é dono de um império empresarial composto por mais de uma dezena de participações diretas e indiretas em empresas nacionais a operar em diferentes setores de atividade, com particular foco no turismo e no imobiliário, e desde o ano passado também nos media, tendo integrado o grupo de investidores que ficou com a Cofina Media.
Mais recentemente, em maio deste ano, fez um “investimento significativo” na Whoop, tendo-se tornado embaixador e investidor desta empresa americana de performance desportiva, que desde 2012 angariou mais de 400 milhões de dólares de venture capital.
No leque de empresas de Cristiano Ronaldo há duas que se destacam, por serem utilizadas como uma espécie de porta-aviões, por onde se estendem os maiores investimentos do atleta. Uma dessas companhias é a CR7 Lifestyle, uma unipessoal com mais de 20 milhões de capitais próprios que conta na gerência com três dos seus braços direitos: o irmão Hugo Aveiro; o amigo de longa data Miguel Paixão dos Santos; e Miguel Marques, que gere a fortuna do futebolista há muitos anos.
Segundo dados recolhidos pelo ECO, a CR7 Lifestyle agrega uma participação de 100% na CR7 Lifestyle Lisboa, a empresa detentora da unidade hoteleira Pestana CR7 Lisboa Hotel na capital portuguesa, e ainda uma participação de 50% na Pestana CR7 – Madeira Hotel Investimentos Turísticos, no Funchal.
O outro bastião do portefólio empresarial de Cristiano Ronaldo é a CR7 SA, uma sociedade anónima (anteriormente denominada de CR7 Unipessoal) que tem como presidente do conselho de administração Miguel Marques, sócio da sociedade de investimentos LMCapital.
Debaixo da CR7 SA, Cristiano Ronaldo tem uma posição de controlo sobre quatro empresas nacionais (Domum Septem, CR7 Footwear, 7Egend e Category Challenge – esta última está inativa desde 30 de abril de 2021) e posições minoritárias ou igualitárias em cinco empresas portuguesas e quatro companhias estrangeiras.
Deste leque de negócios destaca-se a participação de 50% na CR7 Marrakesh, a empresa dona do hotel do grupo Pestana em Marraquexe, e 50% do capital na Maravilha Décimal, a empresa que comercializa a Ursu9, a água alcalina que CR7 lançou recentemente em parceria com Francisco Ferreira, um empresário de Vizela dono do grupo Outeirinho.
Ainda sob a alçada a CR7 SA, Cristiano Ronaldo é sócio de Paulo Joaquim Silva Ramos na Insparya, uma empresa de transplantes capilares com operações em Portugal, Itália e Espanha, e que está a preparar um medicamento “revolucionário” para a calvície; e ainda na Recover Life, uma empresa do mesmo grupo, mas que atua na área da intermediação de crédito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cristiano Ronaldo compra 10% do grupo Vista Alegre. Investimento avaliado em 17,3 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}