Lucro da CP cai 55% para 3,7 milhões em 2023

Apesar da quebra dos resultados, a empresa de comboios conseguiu encerrar pelo segundo ano com um resultado líquido positivo.

A CP fechou o ano passado com um resultado líquido de 3,6 milhões de euros, o que representa uma quebra de 55% face aos oito milhões de lucros registados um ano antes. Apesar desta quebra, a empresa de comboios conseguiu reportar um conjunto de resultados positivos pelo segundo ano consecutivo.

“Depois de, em 2022, a CP – Comboios de Portugal ter alcançado, pela primeira vez na sua história, resultados líquidos positivos, os resultados de 2023 demonstram que a empresa mantém o compromisso com uma gestão financeira sólida e sustentável”, adianta a empresa em comunicado, acrescentando que “manteve um resultado líquido positivo na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar dos desafios económicos e operacionais”.

De acordo com a empresa, “o ano de 2023 foi marcado por um crescimento exponencial no número de passageiros”, tendo sido transportadas 173,3 milhões de pessoas, o que representa um aumento de cerca de 17% em relação a 2022.

“O crescimento no número de passageiros é um sinal claro de que estamos no caminho certo. A população confia nos nossos serviços, e isso é um testemunho da eficácia das nossas estratégias e do trabalho árduo de todos os nossos trabalhadores,” afirma Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da CP.

A empresa de comboios destaca que “tem procurado assumir-se, cada vez mais, como operador estruturante da mobilidade interna e líder do mercado do transporte de passageiros, contribuindo para a coesão territorial e para a sustentabilidade económica, social e ambiental do país”.

A estratégia focada na reabertura de oficinas que estavam fechadas há vários anos e a recuperação e reposição ao serviço de material circulante imobilizado, desde automotoras a locomotivas e carruagens, permitiu à empresa “ter capacidade de resposta para o grande aumento de passageiros registado em 2023”.

A CP informa ainda que reforçou o serviço Alfa Pendular com mais comboios diários e implementou um Passe Ferroviário Nacional, válido para utilização a partir de 1 de agosto de 2023, com um valor mensal fixo de 49 euros, que permite viajar nos comboios regionais em todo o território nacional, independentemente do ponto de partida ou destino.

“Temos procurado aprimorar a eficiência, minimizar custos e assegurar a sustentabilidade das operações. Queremos continuar a melhorar a qualidade do transporte ferroviário em Portugal, contribuir para um futuro mais verde, apostando em soluções de mobilidade sustentável, e investir no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas mais eficientes”, remata Pedro Moreira.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h35)

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