Eleição de Costa para Conselho Europeu “é uma alegria”, diz Marcelo

O Presidente da República considerou que, a confirmar-se, a escolha do antigo primeiro-ministro para presidente do Conselho Europeu é uma boa notícia para Portugal e para a Europa.

A eleição de António Costa para presidir ao Conselho Europeu, a confirmar-se, “é uma alegria”, considerou o presidente da República, num primeiro comentário à notícia que o nome do antigo primeiro-ministro será indicado para o cargo, após a equipa de negociação ter chegado a acordo esta terça-feira.

A confirmar-se [a escolha de António Costa para o Conselho Europeu] é muito bom para a Europa e para Portugal“, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na chegada à grande conferência organizada pela Bial, para comemorar os 100 anos da farmacêutica portuguesa, que decorre esta terça-feira na Fundação de Serralves, no Porto.

O presidente da República realçou que, “em princípio, a equipa negociadora chegou a acordo e vai apresentar depois de amanhã a proposta”, uma notícia que Marcelo Rebelo de Sousa considerou “uma alegria”.

Também José Aguiar Branco partilhou a “satisfação que todos temos” em ter um português num alto cargo europeu. “É bom para Portugal ocupar cargos de relevo internacional”, apontou, aproveitando a ocasião para reforçar que é bom que haja consensos. “Portugal precisa de consensos, na Assembleia da República e para resolver os problemas” do país, destacou.

Já o secretário-geral do PS defendeu que “António Costa é o político mais bem preparado para assumir a presidência do Conselho Europeu e para dar ao cargo o peso político que precisa”. “São boas notícias para a Europa, para Portugal e para os socialistas”, acrescentou Pedro Nuno Santos, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Depois de, no primeiro encontro informal, em Bruxelas, não ter sido possível chegar a acordo sobre o próximo presidente do Conselho Europeu, os negociadores chegaram a acordo partidário (que é preliminar) sobre estes nomes após uma reunião por videoconferência na segunda-feira à noite, que incluem também o de Roberta Metsola, que deverá ser reconduzida no cargo de presidente do Parlamento Europeu, apesar de não fazer oficialmente parte do pacote, por não ser escolhida pelo Conselho Europeu.

A decisão ainda terá de ser ratificada na próxima reunião entre os líderes europeus a 27 de junho.

(Notícia atualizada às 18h46 com a reação do secretário-geral do PS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleição de Costa para Conselho Europeu “é uma alegria”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião