Operação Marquês: novo debate instrutório para Sócrates e Santos Silva

  • ADVOCATUS
  • 25 Junho 2024

Apesar de ter solicitado que Ivo Rosa assumisse a condução da instrução do processo, a juíza Sofia Pires voltou atrás e aceitou proferir a nova decisão instrutória de Sócrates e Santos Silva.

A juíza de instrução criminal Sofia Pires voltou atrás e aceitou proferir a nova decisão instrutória de José Sócrates e Carlos Santos Silva no âmbito da Operação Marquês, ao invés de Ivo Rosa, avança a Sic Notícias. Os motivos prendem-se com os “prazos prescricionais em curso” e como os “princípios da celeridade e da confiança dos cidadãos no funcionamento do sistema e na realização justiça”.

Em causa estava uma decisão de março do Tribunal da Relação que anulou toda a decisão instrutória em que Ivo Rosa tinha mandado para julgamento Sócrates e Santos Silva apenas por seis crimes de branqueamento e falsificação de documentos. Mas a juíza Sofia Silva, que substituiu no processo Ivo Rosa, achava que devia ser o magistrado a presidir a fase de instrução.

Ainda assim, Ivo Rosa encontra-se de baixa médica desde janeiro e sem previsão para regressar às funções. Agora, a juíza Sofia Silva terá que realizar novamente o debate instrutório, apenas com José Sócrates e Carlos Santos Silva “para que o juiz assista à argumentação dos sujeitos processuais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês: novo debate instrutório para Sócrates e Santos Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião