Eletrónica de Águeda aumenta velocidade da Internet nas casas e empresas americanas

Após comprar equipamentos de produção especializados na área da microeletrónica, a HFA está a fornecer um componente de fibra ótica para a gigante americana de telecomunicações Verizon.

A HFA – Henrique, Fernando & Alves começou a produzir em Águeda um componente da área da fibra ótica para a gigante de telecomunicações Verizon. Colocado nos routers domésticos e empresariais, permite multiplicar por 16 a largura de banda e aumentar a velocidade de Internet das casas e empresas dos EUA.

O fabrico do XFP NG-PON2 ONU, o nome técnico deste componente desenvolvido pela também portuguesa PICadvanced, instalada em Ílhavo, arrancou depois de a empresa criada há 29 anos ter comprado novos equipamentos de produção altamente especializados na área da microeletrónica, financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Além da aquisição de máquinas, a empresa cofundada e liderada por Henrique Ferreira, especializada na assemblagem e teste de equipamento eletrónico e de telecomunicações, aproveitou este investimento de cerca de cinco milhões de euros para alterar processos, metodologias e construir um novo pavilhão, que estará concluído em 2025.

A HFA – Henrique, Fernando & Alves é uma das 17 entidades envolvidas na chamada Agenda da Microeletrónica, enquadrada na bazuca europeia. Liderada pela gigante americana Amkor Technology, que está a expandir a fábrica de Vila do Conde com novos equipamentos para aumentar a capacidade de produção, tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica.

Com 68 milhões de euros contratualizados e um período de execução que se estende até 31 de dezembro de 2024, esta agenda mobilizadora prevê também o desenvolvimento de 25 novos produtos, processos ou serviços (PPS) por parte das empresas participantes, como é o caso também da Exatronic, especializada em serviços de inovação, investigação, engenharia e fabricação no setor da eletrónica.

“O apoio da Agenda da Microeletrónica é essencial para aumentarmos a nossa capacidade de trabalhar novos produtos e prestar, por exemplo, serviços de assemblagem e teste de placas de eletrónica”, explica Carlos Alves, administrador da HFA, citado num comunicado enviado esta quarta-feira às redações.

Nos próximos dias, igualmente no âmbito deste consórcio, a empresa de Águeda vai integrar uma visita de prospeção à feira alemã SMTConnect, em Nuremberga, descrita como a única feira de produção eletrónica na Europa, e participar também no Fórum MiNaPAD, em Grenoble (França).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eletrónica de Águeda aumenta velocidade da Internet nas casas e empresas americanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião