Fórum do BCE em Portugal traz “orgulho”, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal destaca que a realização do Fórum do BCE no país fará com que "durante três dias todas as referências à política monetária têm Portugal como cenário".

Arranca esta segunda-feira em Sintra a 11.ª edição do Fórum anual do Banco Central Europeu (BCE), um evento que se tornou um marco no calendário económico global.

O evento deste ano é particularmente relevante, dado o recente corte nas taxas de juro pelo BCE, o primeiro em quase cinco anos. A presidente do BCE, Christine Lagarde, dará início ao Fórum do BCE esta noite com uma intervenção que promete definir o tom das discussões que se seguirão nos vários painéis do evento.

Em entrevista ao podcast do Banco de Portugal, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, sublinhou a importância deste evento para Portugal. “É muito importante porque juntamos em Portugal, em Sintra, um conjunto muito relevante de banqueiros centrais e durante três dias todas as referências à política monetária que são feitas no mundo inteiro têm Portugal como cenário.”

O Fórum do BCE é assim uma oportunidade para Portugal mostrar a sua relevância no cenário económico global. “A organização do evento é da responsabilidade do Banco Central Europeu, mas obviamente nós somos co-organizadores em várias dimensões e é importante esta associação e esta identificação do Banco Central Europeu com um evento desta dimensão e importância na agenda anual do BCE e do Eurosistema, e que o Banco de Portugal esteja associado”, revela Mário Centeno, sublinhando ainda que o evento “traz também algum orgulho.”

O programa deste ano do Fórum do BCE inclui sessões sobre a ascensão e queda da inflação na Zona Euro, a economia da biodiversidade, os choques geopolíticos e a inflação.

Estas discussões são cruciais num momento em que a política monetária enfrenta múltiplos desafios, destaca o governador do Banco de Portugal, notando que “a agenda deste ano do Fórum é muito focada no ciclo da política monetária, na análise daquilo que são os fatores que justificam as decisões em política monetária.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum do BCE em Portugal traz “orgulho”, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião