Baker Tilly rejeita ser revisor oficial de contas da Lisgráfica

  • Lusa
  • 2 Julho 2024

A empresa “foi declarada insolvente” em janeiro e na assembleia de credores, realizada a 5 de junho, foi votado "favoravelmente o plano de recuperação da Lisgráfica”.

A Lisgráfica, em processo de insolvência e com um plano de recuperação, está a escolher um novo revisor oficial de contas (ROC), depois de a empresa eleita na assembleia-geral, a Baker Tilly, não ter aceitado o mandato, anunciou.

Em comunicado, divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa informou que apesar de na “Assembleia Geral do passado dia 23 de junho ter sido eleita a Baker Tilly, PGR & Associados SROC Lda para ROC efetivo, a Baker Tilly não aceitou o mandato”. Segundo a sociedade, “a carta de aceitação nunca foi enviada para a Lisgráfica”.

Assim, “o Conselho de Administração, em colaboração com o Conselho Fiscal” tem vindo a “tentar resolver esta lacuna”. “Foi recentemente aceite uma proposta de serviços de uma outra empresa de revisores de contas. Está a correr o prazo legal para verificação de incompatibilidades e/ou outros impedimentos”, destacou.

Assim, “se não existirem impedimentos, iniciar-se-ão os serviços de auditoria e revisão às contas referentes ao exercício de 2023”, sendo que “na próxima Assembleia Geral será ratificada a escolha do novo ROC efetivo”. A empresa lembrou que “foi declarada insolvente” em janeiro e que no dia 5 de junho se realizou a assembleia de credores que “votou favoravelmente o plano de recuperação da Lisgráfica”.

“O Conselho de Administração da Lisgráfica esteve focado na preparação do plano de recuperação e a garantir o funcionamento normal da empresa com um processo de insolvência a correr. E preparou as contas para poderem ser revistas, auditadas e aprovadas em tempo útil”, assegurou.

Em 19 de junho, a Lisgráfica informou que iria divulgar até ao próximo dia 31 de julho os documentos de prestação de contas do exercício de 2023, dando conta de um atraso no processo. “A Lisgráfica – Impressão e artes gráficas informa que o processo de encerramento dos documentos de prestação de contas referente ao exercício de 2023 se encontra atrasado”, referiu em comunicado à CMVM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baker Tilly rejeita ser revisor oficial de contas da Lisgráfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião