Investidora AnaCap quer comprar a Cleva à Bain Capital

  • ECO Seguros
  • 4 Julho 2024

A tecnológica que trabalha em Portugal com seguradoras que representam 70% do negócio do ramo Vida vai mudar de dono. Esclarece que se mantém a estratégia mas agora em modo acelerado.

A AnaCap, investidor de capital privado, anunciou esta quinta-feira que iniciou negociações exclusivas para adquirir o fornecedor de software para seguros Cleva ao Grupo Inetum. Este último desenvolvimento representará o segundo investimento de plataforma da AnaCap em 2024, após a aquisição de uma participação maioritária na Yard Reaas, uma plataforma líder de serviços de investimento e gestão imobiliária, em abril de 2024.

Rodolphe Peim, CEO da Cleva, afirma que a mudança de proprietário vai acelerar os seus planos de crescimento e expandir a sua pegada geográfica, sobretudo na região da Península Ibérica.

A notícia circulava esta terça-feira durante o Fórum Nacional de Seguros, tendo Helena Leite, COO da Cleva em Portugal, esclarecido que tudo se mantinha igual, apenas ficava a vontade de um grande investidor em apostar no futuro da empresa que conta com 300 colaboradores qualificados em Portugal, mais que os 250 que estão em França.

A Cleva é um fornecedor de soluções de software para seguros vida, saúde e não vida. A empresa tem sede em Paris, e opera predominantemente em França e Portugal, anunciando serviço a mais de 60 companhias de seguros e corretoras, empregando aproximadamente 550 pessoas, com escritórios em Paris, Lyon, Porto e Lisboa.

Antes das negociações exclusivas da AnaCap, fazia parte do Grupo Inetum, um fornecedor de serviços de tecnologia da informação que foi adquirido pela Bain Capital em 2022.

A Cleva é liderada pelo CEO Rodolphe Peim e está, segundo comunicado da empresa, “bem posicionada para beneficiar das tendências contínuas de outsourcing no seio da indústria de seguros, que está a passar por uma penetração acelerada de soluções de software de terceiros”. Fonte da Cleva realça o apoio da AnaCap e do “seu histórico único e inigualável em seguros e software”, que vai acelerar os seus planos de crescimento e expandir a sua pegada geográfica, sobretudo na região da Península Ibérica, diz.

A transação está sujeita à informação e consulta dos órgãos representativos dos colaboradores do Grupo Inetum e às condições habituais de fecho, incluindo a autorização ao abrigo do direito da concorrência, prevendo-se a sua conclusão no segundo semestre de 2024. A AnaCap recebeu aconselhamento financeiro da Cambon Partners e aconselhamento jurídico da Proskauer Rose LLP.

A AnaCap investe em serviços, software e tecnologia de pequenas e médias empresas no ecossistema financeiro europeu, tendo – desde 2016- angariado mais de 1,7 mil milhões de euros de capital e implementou uma estratégia concretizada com mais de 60 acordos em toda a Europa Ocidental e do Norte. A AnaCap está focada na aquisição de pequenas e médias empresas, compra de empresas pelo quadros ou aquisição de empresas com necessidade de capital, especialização e sofisticação para executar estratégias orgânicas e inorgânicas.

Já a Inetum, participada da Bain Capital desde 2022, opera em serviços digitais com uma equipa de 28 mil consultores e especialistas, estando presente em 19 países com uma densa rede de centros, tendo gerado um volume de negócios de 2,5 mil milhões de euros em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidora AnaCap quer comprar a Cleva à Bain Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião