#25 O underrated Dani Olmo e a falta de brilho de Mbappé

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

Não há meio termo nas meias-finais: ou morres na praia ou alcanças o pique da montanha. A Espanha e a França são os primeiros a entrar em jogo e chegam depois de percursos opostos. De um lado, temos porventura a seleção que dá mais prazer assistir (a nível de espetáculo) com um bom futebol ofensivo que combina a inteligência dos médios com a explosividade dos extremos, porém díspares no que toca à qualidade individual entre o ataque e a defesa. Do outro lado, temos uma seleção que aborrece e apresenta dificuldades no plano ofensivo (falta claramente golo), mas roça a perfeição defensiva. Não é muito difícil perceber quem é quem. A partida está prevista para as 20h00 no Allianz Arena, estádio do Bayern Munique.

Os 3 Cantos do Espanha x França

Pequena antevisão

A Espanha é, de momento, o principal candidato a conquistar o Euro 2024, porém não terá tarefa fácil nas meias-finais e Portugal que o diga. Os jogos contra a França de Didier Deschamps têm se apresentado mais táticos e encaixados, em que os adversários lutam para superar uma linha defensiva quase perfeita. Nesta partida, a Espanha deverá ter mais bola (clássico), mas precisará de ter muito cuidado caso a percam, devido às transições rápidas da França. Dar espaço pode ser fatal. Haverá também uma disputa interessante no meio-campo, pois Rodri e Fabián Ruiz estão em altas e o trio Rabiot-Tchouaméni-Kanté proporcionam até à data conforto e segurança à França. A previsão é, contudo, a passagem da Espanha para a grande final em Berlim.

Atenção a…

A Espanha está carregada de bom material e, neste Euro 2024, Lamine Yamal, Nico Williams, Rodri e Fabián Ruiz (Europeu gigante) são sempre jogadores a ter debaixo de olho. Porém, há um jogador que porventura não tem tido o reconhecimento que merece neste torneio: Dani Olmo. Nos últimos três jogos, o médio espanhol de 26 anos leva dois golos e duas assistências, atravessando um momento incrível e em crescendo. Uma vez que Pedri lesionou-se (forte entrada de Toni Kroos no passado jogo), Dani Olmo pode ser um dos eleitos do selecionador Luis de La Fuente para ser titular. Tem sido um dos craques desta Espanha.

Líderes nem sempre lideram

Kylian Mbappé (capitão) e Antoine Griezmann (vice-capitão) estão a desiludir neste Euro 2024. Dentro de um ataque luxuoso, são as duas maiores estrelas da França, porém não têm conseguido brilhar como se espera. Há quem justifique o rendimento de Mbappé (ainda marcou um golo de penálti frente à Polónia) pelo problema no nariz e adaptação à máscara. Agora sobre Griezmann não há uma desculpa evidente. Simplesmente, parece que não está a correr como previsto. Costuma-se dizer que os grandes jogadores se revelam em grandes jogos. A pergunta é: estarão Kylian Mbappé e Antoine Griezmann à altura perante a Espanha? Será interessante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#25 O underrated Dani Olmo e a falta de brilho de Mbappé

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião