Montenegro promete reforço anual de 400 milhões do orçamento da Defesa até 2029
Primeiro-ministro compromete-se em aumentar a despesa atual na defesa de 4.186 milhões de euros para 6 mil milhões de euros, em 2029.
No sentido de concretizar a promessa de investir 2% do PIB em defesa até 2029, o primeiro-ministro detalhou que esse esforço se vai traduzir em mais 400 milhões de euros por ano, para que, em 2029, o investimento total nesse setor se traduza em seis mil milhões de euros.
Em declarações aos jornalistas, à margem da cimeira da NATO que decorre esta quarta-feira em Washington, Luís Montenegro referiu que Portugal assumiu o objetivo de “antecipar para 2029” a meta de “alcançar o quantitativo de despesa no orçamento do Estado equivalente a 2%“. Esse esforço, detalha, “vai fazer com que a atual despesa na área da [defesa] de 4.186 milhões de euros possa atingir 6 mil milhões de euros em 2029″, indicou, ou seja, mais “400 milhões por ano”.
De acordo com o chefe do Executivo, estes montantes permitirão concretizar dois objetivos. O primeiro prende-se com um reforço da “componente humana” por via do recrutamento e retenção de pessoal nas forças armadas portuguesas. Luís Montenegro comprometeu-se ainda em prestar “apoio aos ex-combatentes”.
E o segundo, com a aquisição de equipamento militar. Nomeadamente, viaturas de combate, infantaria, drones, capacidade aérea e uma maior participação em missões internacionais, “um dos grandes pontos” em que Portugal tem “colaborado”, afirmou o primeiro-ministro.
Montenegro, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e da Defesa, Nuno Melo, participa esta quarta-feira na cerimónia de cumprimentos oficiais pelo secretário-geral da NATO e pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aos chefes de Estado e de Governo presentes em Washington e na reunião do Conselho do Atlântico Norte, o principal organismo de decisão política dos aliados.
Ao final do dia, o primeiro-ministro irá, acompanhado pela mulher, ao jantar na Casa Branca oferecido aos chefes de Estado e de Governo que participam na cimeira.
Noticia atualizada pela última vez às 16h27
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro promete reforço anual de 400 milhões do orçamento da Defesa até 2029
{{ noCommentsLabel }}