Hoje nas notícias: Pacote da economia, Saudi Telecom e INEM
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Grandes empresas cotadas e banca devem ser excluídas de algumas medidas do pacote do Governo para a economia. A Saudi Telecom está a ser aconselhada a adquirir a Vodafone Portugal, depois de ter abandonado as negociações para a compra da Altice. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
Governo admite excluir grandes empresas e banca de parte das medidas do pacote de apoio à economia
O ministro da Economia, Pedro Reis, admitiu que algumas das 60 medidas do pacote de apoio à economia, apresentado na semana passada, deverão deixar de fora as grandes empresas cotadas e bancos. É o caso de propostas como o aumento da dedutibilidade dos gastos em que as empresas incorreram para financiar operações de fusões e aquisições e a revisão que flexibiliza as regras fiscais aplicáveis ao goodwill (diferença entre o valor a que uma empresa é comprada e o valor dos seus ativos). Isto significa, por exemplo, que uma eventual compra do Novobanco não poderá aproveitar os incentivos do “pacotão”.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)
Saudi Telecom aconselhada a analisar Vodafone Portugal após abandonar negociações para compra da Altice
Depois de há dias ter abandonado as negociações para a aquisição da Altice Portugal, a Saudi Telecom Company está agora a avaliar outras possibilidades para tornar realidade o objetivo de criar uma aliança ibérica nas telecomunicações, através da fusão de uma operadora de telecomunicações portuguesa com a espanhola Telefónica, da qual adquiriu 9,9%. Os sauditas estão a ser aconselhados a considerar a Vodafone Portugal, que recentemente viu a Autoridade da Concorrência chumbar a compra da Nowo.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Presidente do INEM demite-se uma semana após ter sido nomeado para o cargo
Vítor Almeida, que tinha sido nomeado presidente do INEM no passado dia 3 de julho, já não vai assumir as rédeas do instituto. Depois de aceitar o cargo, para substituir o presidente demissionário Luís Meira, o médico terá imposto condições ao Ministério da Saúde que não foram acolhidas, uma das quais relacionada com o dossiê dos helicópteros de emergência médica, cujo contrato por ajuste direto corre o risco de ser chumbado pelo Tribunal de Contas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Despesas em saúde têm peso “catastrófico” na carteira de quase 30% dos idosos
Portugal é “o terceiro país da OCDE” onde as despesas diretas em saúde absorvem uma maior percentagem das despesas totais dos cidadãos, uma situação que se verifica, sobretudo, junto dos idosos — especialmente mulheres, pessoas que vivem sozinhas e com menores rendimentos e escolaridade. De acordo com o Relatório de envelhecimento, da cátedra BPI/Fundação “La Caixa” em economia da saúde, “considerando o limiar de 10% do rendimento líquido alocado a despesas em saúde, 12,44% da população não idosa está sujeita a despesas catastróficas, as passo que 29,21% dos idosos apresentam despesas catastróficas em saúde”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Travão à subida das portagens custou 42 milhões ao Estado
O travão aplicado pelo Governo à subida das taxas de portagem no ano passado, que permitiu um aumento de 4,9% em vez de cerca de 10%, representou um pagamento global de apoio às concessionárias de autoestradas de quase 42,5 milhões de euros (incluindo IVA) em 2023. De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Inspeção-Geral de Finanças já apurou mais de 83,4 mil euros de pagamentos em excesso só na primeira metade do ano passado, garantindo que já foram regularizados.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Pacote da economia, Saudi Telecom e INEM
{{ noCommentsLabel }}