Hoje nas notícias: Inspetores do Fisco, desconto no IRC e automóveis

  • ECO
  • 19 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O número de inspeções realizadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem vindo a cair devido à escassez de recursos humanos. O Governo estima que o incentivo à valorização salarial que permite às empresas pagar menos IRC custou cerca de 30 milhões de euros em 2023. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Finanças deixam escapar milhões em impostos por falta de inspetores

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) realizou 17.854 inspeções no ano passado, um número que corresponde a cerca de metade das ações inspetivas feitas em 2016 e que é dos mais baixos de que há registo. No relatório sobre o combate à fraude e à evasão fiscal e aduaneira de 2023, a AT justifica a descida deste indicador pela realização de inspeções “de maior complexidade”, mas admite que houve “uma redução dos recursos humanos afetos ao controlo inspetivo”, o que “condicionou o número de ações de inspeção concluídas”. O Fisco tem perdido uma média de 277 trabalhadores por ano, sendo que as entradas no último ano não compensaram as saídas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Empresas poupam 30 milhões com incentivo no IRC à valorização salarial

O Ministério das Finanças estima que o benefício à valorização salarial, lançado pelo anterior Governo, teve um custo orçamental de cerca de 30 milhões de euros. Este incentivo permite às empresas pagar um IRC mais baixo se em 2023 tiverem aumentado os vencimentos dos trabalhadores em pelo menos 5,1% e, simultaneamente, reduzido as assimetrias entre os que ganham mais e os que ganham menos. O incentivo fiscal mantém-se em 2024, mas, desta vez, se as empresas aumentarem os salários dos trabalhadores em pelo menos 5%.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Carro mais popular é um Dacia. Tesla em segundo

A Peugeot, que desde 2021 era a marca detentora do automóvel preferido dos portugueses, foi destronada pelo Dacia Sandero na primeira metade deste ano. O segundo posto da popularidade automóvel em Portugal pertence ao Tesla Model 3, o carro mais barato da fabricante de veículos elétricos de Elon Musk. A opção pelo Sandero, uma viatura mais acessível, pode ser explicada pelo nível de vida no país, enquanto a venda do Model 3 deverá ter sido impulsionada, principalmente, pelas frotas empresariais.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Santa Casa vai alienar património, fundir serviços e criar novos jogos

O plano de reestruturação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) prevê a alienação de património, a racionalização de recursos — nomeadamente através da junção de alguns serviços –, o controlo nas nomeações que passam a ser feitas por recrutamento interno e a aposta em novos jogos sociais. O provedor Paulo de Sousa apresentou o plano na quinta-feira à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria Rosário Palma Ramalho, devendo ser aplicado ao longo dos próximos três anos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Turismo paga mais pela mão de obra este ano

O setor do turismo está a pagar mais este ano pelo trabalho sazonal na hotelaria e na restauração. Embora seja difícil de quantificar os aumentos salariais nos hotéis em relação a 2023, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) garante que são “acima da inflação”. “Há já quem ofereça à cabeça seis meses de trabalho, de maio a outubro, com salários na ordem dos 950 euros, para compensar o facto de ser um trabalho a prazo”, refere, por outro lado, a APHORT — Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Inspetores do Fisco, desconto no IRC e automóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião