Trabalhadores do setor corticeiro em greve no dia 31 de julho
No setor corticeiro a riqueza criada não está a ser distribuída por quem a produz”, lamentou o sindicato, acrescentando que “a generalidade dos operários tem um salário-base de 928,00 euros".
Os trabalhadores do setor corticeiro irão estar em greve no dia 31 de julho, reivindicando aumentos de salários e do subsídio de refeição, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pela Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (Feviccom).
A paralisação começa a produzir efeitos no dia anterior, a partir das 22:00, segundo o pré-aviso divulgado pela estrutura sindical, e prolonga-se até às 24:00 de dia 31 de julho. “No setor corticeiro a riqueza criada não está a ser distribuída por quem a produz”, lamentou o sindicato, acrescentando que “a generalidade dos operários tem um salário-base de 928,00 euros, cada vez mais próximo do salário mínimo nacional”.
A Feviccom disse ainda que estes trabalhadores “empobrecem a trabalhar e enfrentam duras condições de trabalho com elevadas temperaturas e esforço físico que têm impacto negativo na sua saúde”.
“A indiferença patronal perante tudo isto tornou-se numa intransigência ao teimarem numa proposta de aumento salarial de 36 euros em 2024 (junho a dezembro) acrescido de 24 euros em 2025 (janeiro a maio)” bem como “1 cêntimo por dia no subsídio de refeição”, referiu a organização.
A Feviccom disse ainda que no dia 31 de julho os trabalhadores irão concentrar-se junto ao edifício da Amorim Holding, em Santa Maria da Feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores do setor corticeiro em greve no dia 31 de julho
{{ noCommentsLabel }}