Cleantech da Mota-Engil quer instalar 7.500 pontos de carregamento elétrico até 2028
Em Portugal, a ME Renewing conta, à data, com 234 pontos de carregamento ativos. Até 2028, a cleantech da Mota-Engil quer instalar 7.500 pontos em Portugal, Espanha e Polónia.
A subsidiária de mobilidade elétrica do grupo Mota-Engil quer instalar em Portugal 2.500 pontos de carregamento até 2028. Nesse mesmo período, a ME Renewing ambiciona instalar simultaneamente mais 1.500 pontos em Espanha e outros 3.500 na Polónia. Ao todo, a empresa de clean tech quer que o número de pontos de carregamento nestes três mercados atinja os 7.500 nos próximos quatro anos.
Com estas metas, explica a empresa num comunicado divulgado esta quarta-feira, “o grupo Mota-Engil pretende afirmar a empresa como um dos líderes de mercado no setor da mobilidade elétrica” e competir com gigantes como a Galp ou Powerdot.
Em Portugal, a rede de postos de carregamento para veículos elétricos da ME Renewing conta, à data, com 234 pontos de carregamento ativos, estando 108 em construção, 102 em carteira e 110 “em fase de negociação avançada”. Até ao final do ano, a empresa espera contabilizar cerca de 500 pontos de carregamento ativos e com cerca de 300 em carteira.
Como parte da estratégia, a tecnológica vai inaugurar um novo hub de carregamento multi-potência para veículos elétricos no Algarve, localizado no Parque Aquático Aquashow, em Quarteira, no distrito de Faro.
Com este investimento, lê-se na nota, a ME Renewing reforça a oferta de postos de carregamento elétrico nesta região do país, que passa a contar com mais dois pontos de carregamento normais, cada um com uma potência de 22 killowatts; dois rápidos (60kw) e dois ultra-rápidos (120 kw).
A ME Renewing prevê expandir a sua atividade para outros mercados europeus e para a América Latina, mas não revela prazos.
Quanto aos planos para Portugal, a nota revela que a empresa teve a aprovação de um financiamento da União Europeia no valor de 1,16 milhões de euros para o projeto de “Expansão da Infraestrutura de Recarga Elétrica de Portugal”, que inclui a implantação de 41 pontos de recarga de 150 kW, em 13 locais em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cleantech da Mota-Engil quer instalar 7.500 pontos de carregamento elétrico até 2028
{{ noCommentsLabel }}