Líder nacional da certificação fecha novos contratos em Angola e Chipre

A marcação CE para os produtos de construção permitiu à Certif, liderada por Francisco Barroca, aceder na primeira metade do ano a novos clientes estrangeiros, que valem 40% da faturação.

A Certif – Associação para a Certificação, que reclama a liderança de mercado em Portugal na certificação de produtos e serviços, registou no primeiro semestre um crescimento de 12% na faturação, em termos homólogos, com a percentagem de vendas no estrangeiro a superar os 40% neste período.

Com clientes em 25 países, o organismo liderado por Francisco Barroca diz ter conquistado um novo cliente em Angola na certificação de produtos, que é a atividade core – vale cerca de 70% do negócio total – e em que se destacam os setores elétrico e da construção.

“A marcação CE para os produtos de construção e o vasto âmbito de normas em que a Certif está qualificada tem permitido, além da resposta às necessidades das empresas nacionais, o acesso a novos clientes no estrangeiro, o que aconteceu, neste semestre, com empresas cipriotas”, acrescenta, em informação enviada ao ECO.

No setor elétrico, além de ter mantido o apoio a empresas exportadoras através da emissão de certificados para o acesso às marcas europeias ENEC e HAR, destaca a procura pelos certificados CB-Scheme que permitem o reconhecimento dos ensaios a nível internacional, em vários países com quem assinou acordos de reconhecimento, como no Reino Unido.

Na área da reciclagem, outras das prioridades assumidas atualmente pela Certif, na primeira metade deste ano foi criada uma comissão técnica com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) para definir um esquema de certificação da percentagem de plásticos reciclados a disponibilizar ao mercado.

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