Mário Ferreira reforça posição na Savannah Resources para 8,6%

O empresário já detinha 5% do capital e passa a ser o terceiro maior acionista da empresa que tem a licença de exploração de lítio em Boticas. Avelino Gaspar, da Lusiaves, também é acionista com 2,7%.

O empresário português Mário Ferreira reforçou a posição acionista que detinha na Savannah Resources, a empresa detentora do projeto para a exploração de lítio em Boticas, no norte do país. Mário Ferreira controla, agora, 8,6% do capital da empresa e é já o terceiro maior acionista da companhia. A informação consta de uma comunicação divulgada esta quarta-feira pela bolsa de Londres, onde a Savannah Resources está cotada.

Mário Ferreira detinha, antes deste reforço, 5% do capital e adquiriu agora uma nova fatia de capital a um acionista australiano, o Slipstream REsources Investment, por 50 cêntimos (de euro) por ação, apurou o ECO junto de uma fonte de mercado. Neste contexto, a posição acionista de Mário Ferreira vale cerca de 8,5 milhões de euros à última cotação. A empresa tem de momento uma capitalização bolsista de cerca de 98 milhões de euros e 59% do capital mantém-se disperso em bolsa.

As ações da Savannah movimentaram, este ano, cerca de 115 mil euros por dia, e contam uma valorização de 84% desde janeiro. No entanto, no horizonte dos últimos 12 meses, acumulam perdas de 11%. Já olhando para os últimos três anos, registam uma valorização média anual de 3,3%.

Da estrutura acionista faz ainda parte o grupo português Lusiaves, liderado por Avelino Gaspar, que, a 20 de junho, detinha uma fatia de 2,70% do capital da empresa britânica e, por sinal, também é sócia de Mário Ferreira na Media Capital. O empresário, recorde-se, é presidente do conselho de administração do grupo Media Capital, dono da TVI, onde é acionista de referência, com cerca de 35% do capital, através da Pluris Investments.

A Savannah Resources é uma empresa de desenvolvimento de recursos minerais com cerca de 15 anos de atividade e é a única proprietária do Projeto de Lítio do Barroso, no norte de Portugal, o maior recurso de espodumena de lítio identificado até à data na Europa, e onde concentrou os seus esforços nos últimos sete anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Ferreira reforça posição na Savannah Resources para 8,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião