Prestação da casa cai quase 60 euros em agosto
Com as Euribor em queda há vários meses, os encargos com o empréstimo da casa aliviam bolsos das famílias portugueses. No próximo mês, a prestação terá quedas até 6,9%.
Agosto é sinónimo de férias para as famílias portuguesas. Mas a boa notícia não fica por aqui para muitas delas. Quem está a pagar a casa ao banco poderá ter um alívio na prestação. Os contratos cujas condições forem agora revistas vão ter uma redução até 57 euros na mensalidade, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO.
Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas são as seguintes:
- Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 776,79 euros, menos 17,93 euros (-2,26%) relativamente à prestação que pagava desde maio;
- Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 773,19 euros, uma descida de 22,17 euros (-2,79%) em relação à prestação que pagava desde fevereiro;
- Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 762,88 euros, menos 56,53 euros (-6,90%) face à prestação que pagou no último ano.
A queda na prestação dá-se por conta da descida das Euribor. Estas taxas, que servem de base para o cálculo da mensalidade nos contratos com taxa variável, o grosso do mercado em Portugal, estão em queda há vários meses, acompanhando as expectativas dos investidores em relação às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE). A cada dia que passa, as Euribor renovam mínimos de mais de um ano, após terem atingido máximos de mais de uma década.
Euribor aliviam
Fonte: Reuters
O BCE deixou as taxas inalteradas em julho, mas já havia promovido um alívio no mês anterior, iniciando-se uma nova era na Zona Euro, depois da subida galopante dos juros nos últimos dois anos, num esforço das autoridades para controlar a escalada dos preços.
O que acontece agora é que as pressões inflacionistas estão mais controladas, cenário que abre caminho a mais duas descidas nas taxas do BCE em setembro e em dezembro, de acordo com os analistas, apontando para dois cortes de 25 pontos base até final do ano.
Portanto, se a prestação da casa disparou desde 2022, as famílias poderão contar com alívio dos encargos com o empréstimo à habitação nos próximos tempos, na perspetiva de que as Euribor continuem a baixar e à medida que as condições dos contratos forem renovadas.
Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a mais ou a menos.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prestação da casa cai quase 60 euros em agosto
{{ noCommentsLabel }}