Projetos de armazenamento de energia podem receber até 30 milhões em leilão
Candidaturas têm de ser submetidas no portal do Fundo Ambiental até 2 de setembro. Iniciativa visa instalar, pelo menos, 500 megawatts de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica.
O Ministério do Ambiente e Energia, através do Fundo Ambiental, lançou, esta quarta-feira, um concurso com um investimento de 99,75 milhões de euros para promover a flexibilidade e o armazenamento de energia na rede elétrica nacional.
O concurso “surge em resposta à crescente necessidade de otimizar e gerir a rede elétrica de forma flexível”, indica a tutela, num comunicado dirigido à imprensa. Os projetos serão elegíveis para um financiamento de até 30 milhões de euros. As candidaturas têm de ser submetidas no portal do Fundo Ambiental e o prazo para tal decorre entre 31 de julho de 2024 e 2 de setembro.
Esta iniciativa, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa instalar, pelo menos, 500 megawatts (MW) de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica (tanto a nível de transporte, como da distribuição) até ao final de 2025.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, considera este concurso “uma oportunidade única para empresas e instituições que desejam contribuir para um futuro energético mais sustentável e independente em Portugal, e, assim, fazerem parte da solução para os desafios energéticos atuais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Projetos de armazenamento de energia podem receber até 30 milhões em leilão
{{ noCommentsLabel }}