Híbridos. Há 25 “cocktails” de renováveis prontos a sairpremium

Numa altura em que um projeto híbrido no Tâmega deu que falar por ser obrigado a reduzir a capacidade a quase metade, há mais de duas dezenas a serem lançados.

Este artigo integra a 8.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui. 25. Este é o número de projetos de energia híbridos que já obtiveram licença de produção em Portugal, de acordo com a Direção-Geral da Energia e Geologia.São projetos que misturam diferentes fontes de energia, de forma a que possam usar o mesmo ponto de ligação à rede e assim otimizá-lo. Logo, a hibridização é tida como uma das formas mais inteligentes de aumentar a capacidade. Contudo, nem tudo são facilidades: questões de compatibilização com o ambiente ou até organização do território impõem-se. Os projetos híbridos têm vindo a florescer pelo país. Um dos mais emblemáticos, o parque solar flutuante que paira sobre as águas da barragem do Alqueva, já ali jaz desde julho de 2022. E, este ano, a EDP inaugurou o segundo

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.