Kamala Harris escolhe Tim Walz, governador do Minnesota, para candidato a vice-presidente dos EUA
Tim Walz, de 60 anos, é governador do estado do Minnesota desde 2019 e preside à Associação Nacional de Governadores Democratas.
Kamala Harris escolheu Tim Walz, governador do Minnesota, para candidato democrata à vice-presidência dos EUA. A decisão foi anunciada oficialmente esta terça-feira na Universidade Temple, em Filadélfia.
“Como governador, treinador, professor e veterano, ele trabalha pelas famílias como a dele. É ótimo tê-lo na equipa. Agora vamos trabalhar”, adiantou a candidata, nomeada oficialmente esta terça-feira pelo Partido Democrata para disputar a corrida à Casa Branca com o republicano Donald Trump.
Tweet from @KamalaHarris
Na rede social X, o governador aceitou o convite em juntar-se à dupla democrata na corrida à Casa Branca, considerando-o ser “a honra de uma vida inteira”.
Tweet from @Tim_Walz
Além do governador do Minnesota, a lista de candidatos a número dois de Kamala Harris incluía, segundo a imprensa norte-americana, Josh Shapiro, governador da Pensilvânia; Pete Buttigieg, Secretário dos Transportes; Andy Beshear, governador do Kentucky; e Mark Kelly, senador do Arizona.
Na segunda-feira, a escolha reduzia-se apenas aos nomes de Walz e Shapiro, sendo este último apontado como o favorito à nomeação. Porém, as previsões terão falhado, já que a atual vice-presidente dos Estados Unidos, nomeada candidata à Casa Branca após a desistência de Joe Biden, “foi-se sentindo cada vez mais à vontade com o governador do Minnesota nos últimos dias do processo de seleção”, escreve a CNN.
Tim Walz, de 60 anos, está no segundo mandato como governador do Minnesota, cargo que ocupa desde 2019 e para o qual foi reeleito nas eleições intercalares de 2022. Atualmente, é também presidente da Associação Nacional de Governadores Democratas.
Mas o caminho de Walz na política começou na bancada do Partido Democrata no Congresso, depois de 12 anos na Câmara dos Representantes, em representação de um círculo eleitoral de tendência republicana. Antes, foi professor de Estudos Sociais no Minnesota e deu aulas na Reserva Indígena de Pine Ridge, na Dakota do Sul, e na China, além de ter sido membro da Guarda Nacional.
O governador do Minnesota, estado habitualmente democrata, é o autor de uma expressão que está a marcar a campanha do partido contra a candidatura republicana de Donald Trump e do seu vice J. D. Vance. Walz apelidou-os recentemente de “tipos estranhos”, frustrando a campanha do antigo presidente dos EUA.
Após a escolha ser tornada oficial, Tim Walz irá acompanhar Kamala Harris numa digressão de cinco dias pelos swing states, como a Pensilvânia, Wisconsin, Arizona, Michigan e Georgia, para fazer campanha para as eleições presidenciais agendadas para 5 de novembro.
Trump acusa vice de Harris de ser “perigoso radical de esquerda”
A campanha do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou entretanto o recém-anunciado candidato a vice da rival democrata Kamala Harris, Tim Walz, de ser um “perigoso radical de esquerda”.
“Desde propor a sua agenda livre de carbono, até sugerir muito restritos padrões de emissão de carros a combustível e abraçar políticas que permitem a condenados votar, Walz está obcecado em difundir a agenda de esquerda da Califórnia”, escreveu a campanha republicana, num comunicado, pouco depois de ser noticiada a escolha do número dois democrata.
“Não admira que a liberal de São Francisco Kamala Harris queira o aspirante Tim Walz como seu companheiro de candidatura”, argumentou a candidatura de Trump, denunciando que Walz desperdiçou o seu tempo como governador a reformatar o Minnesota à imagem da Califórnia, um estado conotado com as ideias de esquerda.
“Tim Walz é um perigoso radical de esquerda”, escreveu a campanha republicana, num comunicado, acusando o governador do Minnesota de fingir que apoia a América rural, quando “na verdade ele acha que a América rural é essencialmente pedras e vacas”.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h14)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Kamala Harris escolhe Tim Walz, governador do Minnesota, para candidato a vice-presidente dos EUA
{{ noCommentsLabel }}