Novas empresas caem 3% e insolvências disparam 16% até julho

  • Lusa
  • 6 Agosto 2024

Os distritos que consistentemente têm um maior número de insolvências e o maior número de empresas constituídas são Lisboa e Porto.

O número de insolvências em Portugal registou um aumento homólogo de 16% até julho deste ano, para 2.410, enquanto as empresas constituídas diminuíram 3% para 30.884, segundo dados da Iberinform divulgados esta terça-feira.

Em julho, o número total de insolvências ascendeu a 309, valor que traduz um aumento superior a 26% em relação ao mês homólogo do ano passado, refere a Iberinform em comunicado, salientando que foram criadas 3.260 empresas, menos 21% em termos homólogos.

A análise permitiu concluir que em julho se registou um aumento de 53% nas declarações de insolvência requeridas por terceiros, enquanto os pedidos de insolvência apresentados pelas próprias empresas subiu 71%.

Já os encerramentos com plano de insolvência também aumentaram 50% e as declarações de insolvência (encerramento de processos) atingiram as 1.303, menos 84 que em igual mês do ano anterior.

Os distritos que consistentemente têm um maior número de insolvências são Lisboa e o Porto.

O distrito de Lisboa surge também com o maior número de empresas constituídas, com um total de 9.695 novas empresas criadas até julho, menos 10% face a idêntico período do ano anterior, seguindo-se o distrito do Porto com 5.244 empresas (-2,5%).

Os restantes distritos em que o número de empresas criadas mais caiu foram Portalegre (-12%), Beja (-11%), Vila Real (-8%), Santarém (-6%), Coimbra (-5,5%) e Setúbal (-5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novas empresas caem 3% e insolvências disparam 16% até julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião