Estudar no ensino superior custa em média 903 euros/mês
A habitação é a despesa que leva a maior fatia do valor. Famílias continuam a ser as principais fontes de rendimento dos estudantes.
Um estudo do ISCTE, baseado em inquéritos online em que participaram mais de dez mil estudantes universitários, concluiu que um aluno do ensino superior precisa, em média, de 903,90 euros por mês, noticia esta quarta-feira o Público. O alojamento é “a despesa com mais impacto no conjunto de encargos dos estudantes do ensino superior”, correspondendo a 33,5% daquele valor mensal, mas outras fatias relevantes destinam-se a pagar a alimentação e os transportes.
A análise às condições de vida e de estudo destes alunos revelou também que mais de 84% (cerca de 762 euros) daquele rendimento é canalizado para despesas relacionadas com o “custo de vida”. Neste indicador, inserem-se nove categorias de consumo: alojamento, alimentação, transporte, comunicação, saúde, assistência à infância, pagamento de dívidas (exceto amortizações), atividades de lazer social e outras despesas comuns.
Em comparação com edições anteriores deste inquérito, a dependência da família enquanto “principal fonte de rendimentos” mantém-se, sendo dela que provém o montante mensal médio de 898,4 euros de que 96,3% dos 10 mil inquiridos dependem. O relatório diz ainda que a escolaridade dos pais “é relativamente expressiva das possibilidades dos apoios prestados”, ou seja, filhos de pais com baixa escolaridade contam com menos rendimentos da família face aos filhos de pais com educação superior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estudar no ensino superior custa em média 903 euros/mês
{{ noCommentsLabel }}