Concorrência dá luz verde à aquisição da Autoestradas do Douro Litoral pela Igneo
A Autoridade da Concorrência decidiu não se opor à aquisição da Autoestradas do Douro Litoral pelo fundo britânico Igneo Infrastructure Partners.
A Autoridade da Concorrência deu esta terça-feira luz verde à aquisição da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) pelo fundo britânico Igneo Infrastructure Partners. O conselho de administração deliberou a “não oposição à operação de concentração”, considerando que “a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.
A AEDL, que opera três autoestradas na Área Metropolitana do Porto, foi vendida em meados do mês passado ao fundo britânico Igneo Infrastructure Partners, marca do negócio de infraestruturas do First Sentier Investors. A concessão estava, desde 2021, nas mãos de um conjunto de acionistas liderados pela Strategic Value Partners.
O preço da aquisição da AEDL pela Igneo não foi revelado, mas a imprensa chegou a apontar para valores em redor dos 400 milhões de euros. Foi também noticiado que a espanhola Abertis era um dos interessados no negócio.
A concessão do Douro Litoral inclui as autoestradas A32, A41 e A43, com uma extensão total de 73,3 quilómetros. A Parceria Público-Privada para a construção e operação foi assinada em dezembro de 2007, com um prazo de 27 anos, terminando em dezembro de 2034. A concessão pertencia inicialmente à Brisa, mas acabou por ir parar às mãos dos credores liderados pela Strategic Value Partners, em 2021. Nesse mesmo ano, os novos donos tentaram vender a Douro Litoral, sem sucesso.
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