Mais de 74 mil doentes aguardam cirurgia acima do tempo máximo definido na lei

  • ECO
  • 22 Agosto 2024

Em julho eram quase 270 mil os doentes que aguardavam por uma cirurgia. Cerca de um quarto, mais de 74 mil pessoas, já tinha ultrapassado o tempo máximo de resposta definido na lei.

Embora nunca tenham sido realizadas tantas cirurgias no Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o Ministério da Saúde, a percentagem de doentes que aguardam cirurgia acima do tempo clinicamente aceitável aumentou marginalmente.

Apesar de nos primeiros sete meses deste ano, os hospitais do SNS terem feito mais de 37 mil cirurgias do que no mesmo período do ano passado – tendo sido operados 466.668 doentes – a lista de espera cirúrgica cresceu porque a procura de cuidados de saúde voltou a subir no SNS, como tem vindo a acontecer nos últimos anos, refere o Público. Assim, em julho, eram quase 270 mil os doentes que aguardavam por uma cirurgia, sendo que um quarto (27,5%) destes – ou seja, mais de 74 mil pessoas – já tinha ultrapassado o tempo máximo de resposta definido na lei, num agravamento marginal de 0,3% em comparação com 2023.

Sobre esta “subida marginal”, o Ministério da Saúde diz que o motivo se prende com “o maior número de inscritos para cirurgia”. Isto é algo natural que aconteça, tendo em conta a existência de uma população cada vez mais envelhecida, onde mais pessoas procuram o SNS, que não tem conseguido travar o crescimento da lista de espera apesar do aumento de resposta. Este padrão está também a ser registado noutros países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 74 mil doentes aguardam cirurgia acima do tempo máximo definido na lei

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião