Nova barragem de Fagilde vai custar 30 milhões de euros

  • ECO
  • 29 Agosto 2024

A atual barragem, a cerca de cem metros deste projeto, tem "diversas anomalias estruturais" e uma capacidade de armazenamento "insuficiente" para as necessidades de 140 mil pessoas da região.

O Governo anunciou, esta quinta-feira, a construção da nova barragem de Fagilde, em Viseu, com um custo estimado a rondar “os 30 milhões”. A obra “visa garantir o abastecimento de água à população local de forma segura e sustentável”, indica o ministério do Ambiente e Energia, em nota às redações.

A nova infraestrutura será financiada através do “Programa Operacional da Região Centro, em articulação com a CCDR Centro, a APA e o Governo”, indica ainda o ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho. A cem metros deste projeto já existe uma barragem, construída em 1984, que, segundo a governante, tem “diversas anomalias estruturais” e uma capacidade de armazenamento “insuficiente” para as necessidades de 140 mil pessoas da região.

Depois do estudo “aprofundado”, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Viseu (SMAS), a nova barragem vai “duplicar a capacidade de armazenamento de água, garantindo um abastecimento hídrico eficiente para os próximos anos”.

A ministra garante que não haverá “qualquer agravamento do preço da água” com esta intervenção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova barragem de Fagilde vai custar 30 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião