Teixeira Duarte regressa aos lucros no primeiro semestre

A construtora fechou o semestre com um lucro de nove milhões de euros, uma carteira de encomendas superior a 1.242 milhões de euros e um volume de negócios de 377 milhões de euros.

A Teixeira Duarte fechou o primeiro semestre do ano com um resultado líquido positivo de nove milhões de euros, regressando assim aos lucros, após os prejuízos de três milhões registados em igual período do ano passado.

A construtora revela no seu relatório intercalar de 2024 que o volume de negócios ascendeu a 377 milhões de euros, na primeira metade do ano, o que representa um crescimento de 0,6% face ao período homólogo. Em termos de localizações, a atividade em Portugal manteve-se ao mesmo nível de 2023, tendo o crescimento no Brasil e Moçambique compensado a redução de atividade em Angola e nos Outros Mercados.

“O destaque deste semestre quanto a este indicador vai para a Área Imobiliária que apresentou um crescimento significativo”, refere o relatório. As vendas e prestações de serviços deste setor cresceram 51 milhões de euros face aos primeiros seis meses de 2023, “com bom desempenho dos projetos imobiliários em Portugal e no Brasil. Recorde-se que as Vendas neste setor são muito impactadas pelo ciclo de desenvolvimento dos empreendimentos, porquanto a comercialização dos ativos só tem efeito contabilístico aquando da sua entrega”, explica a empresa.

Já o EBITDA ascendeu a 42 milhões de euros, menos 7,4% abaixo do que o valor registado no mesmo período do ano anterior, com a empresa a adiantar que o crescimento do EBITDA no setor da Construção, que se tornou o maior originador do EBITDA do Grupo com 35% do total, não foi suficiente para compensar a redução do EBITDA no setor Imobiliário, motivada pela não reavaliação dos Ativos em Angola no 1º Semestre de 2024.

Os rendimentos operacionais caíram 6,2% para 404,9 milhões de euros. A empresa realça ainda o crescimento da carteira de obras, que subiu 15% para 1.242 milhões de euros, no primeiro semestre do ano.

(Notícia atualizada às 18h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira Duarte regressa aos lucros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião