Exclusivo Pedro Reis escolhe gestor do BCP para presidente do IAPMEI

José Guilherme Pulido Valente é o nome escolhido para presidente do IAPMEI, substituindo Luís Filipe Guerreiro. Cresap também já abriu concursos para os cargos de vice-presidente e de vogal.

O ministro da Economia, Pedro Reis, escolheu um gestor do BCP para novo presidente do IAPMEI. José Guilherme Pulido Valente é o nome escolhido para substituir Luís Filipe Guerreiro, que era adjunto do anterior ministro da Economia, António Costa Silva e terminaria o primeiro ano de mandato no dia 14 de setembro, apurou o ECO junto de duas fontes.

O IAPMEI tem sido alvo de duras críticas pelo tempo que leva a analisar candidaturas a fundos europeus e pelos atrasos nos pagamentos de incentivos às empresas. Críticas que ajudam a justificar a substituição de Luís Filipe Guerreiro por José Guilherme Pulido Valente. O gestor era quadro do BCP desde 1988 e presentemente desempenha o cargo de diretor coordenador da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário. Com este perfil, o ministro da Economia quer reforçar a capacidade de operação do instituto de apoio às empresas, e também o compliance e avaliação de risco.

Licenciado em direito pela Universidade Clássica de Lisboa em 1982, José Guilherme Pulido Valente foi bolseiro da Hans Seidel Stifung em Munique entre 1882 e 1984, tendo posteriormente concluído em 1987 a pós-graduação em Direito Comunitário pela Universidade Católica em 1987, o INSEAD Eureko Program, em 1985, o Programa de Alta Direção de Empresas da AESE, em 1996 e a pós-graduação em Direito da Internet pela Faculdade de Direito de Lisboa em 2002. Antes de ter ingressado no BCP, o novo presidente do IAPMEI foi adjunto do administrador delegado da Hoechst Portuguesa entre 1984 e 1986 e desempenhou as funções de jurista da direção internacional do BPSM até 1988.

“Inicia-se assim uma nova etapa da IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso“, afirmou o Ministério da Economia em comunicado, enviado já após a publicação deste artigo.

Pedro Reis já mudou outros organismos

Esta não é a primeira mudança nos organismos sob a tutela do Ministério da Economia. Pedro Reis substituiu o presidente da Aicep, antes de Filipe Santos Costa terminar um ano de mandato — para o seu lugar foi o economista Ricardo Arroja. E tudo indica que a cúpula do Banco de Fomento, cujo mandato termina no final deste ano, também deverá sofrer alterações, até porque a chairwoman, Celeste Hagatong, renunciou ao cargo por motivos de saúde, e a instituição perdeu o administrador executivo, com o pelouro comercial, Hugo Roxo, em abril.

António Costa Silva quando assumiu a pasta da Economia também fez uma grande mudança na cúpula do IAPMEI, à boleia da demissão do então presidente, Francisco Sá, que saiu empurrado pelo próprio ministro — Francisco Sá estava em regime de substituição desde 2021 e Luís Filipe Guerreiro ficou nesse mesmo regime até setembro de 2023 — e da escolha de Pedro Cilínio para secretário de Estado, que saiu das fileiras do IAPMEI.

A reestruturação deste instituto público não se vai ficar pela presidência, já que a Cresap já abriu concursos para os cargos de vice-presidente e de vogal. Ambos abriram a 2 de julho e encerraram a 15 do mesmo mês, estando agora em fase de avaliação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Reis escolhe gestor do BCP para presidente do IAPMEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião