Governo olha com “muita preocupação para o envelhecimento dos funcionários” do Fisco

A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais defende "recrutamentos adicionais" para compensar as saídas para a reforma e anunciou que esta semana foram contratados 400 trabalhadores.

A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, olha com “muita preocupação e atenção para o envelhecimento” dos funcionários da Autoridade Tributária (AT) e defende “recrutamentos adicionais”. Declarações proferidas esta quarta-feira durante uma audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), no Parlamento.

“Não se ignora [que] o aumento da idade média dos funcionários da administração tributária representa um desafio nos próximos anos nesta matéria”, constatou a governante. Reconhecendo que, “no final da legislatura anterior, foi iniciada uma trajetória de recrutamento plurianual para a AT”, Cláudia Reis Duarte considera que se deve continuar a aprofundar esse caminho.

Nesse sentido, a responsável indicou que “na última terça-feira foram integrados 400 novos funcionários”. Para além disso, indicou, “houve um concurso, cujo prazo para apresentação de candidaturas terminou no passado mês de julho para mais 390 funcionários“, acrescentou.

Cláudia Reis Duarte salientou que esse concurso teve “muita adesão”. “Apresentaram-se 16 mil candidaturas para 390 lugares”, salientou.

“Este Governo vê com preocupação o desafio que se põe no futuro [com] o crescente número de trabalhadores a atingir a idade da reforma e é preciso acautelar que possam transmitir o conhecimento às novas gerações”, vincou. Por isso, reforçou, “é preciso abrir novos concursos para alimentar a base para que a diminuição de recursos não se mantenha por via da reforma”.

Em relação à implementação do teletrabalho, a secretária de Estado referiu que “é um tema que está sob avaliação”. “Há muito pouco teletrabalho nos serviços centrais, mas é preciso verificar e ponderar as melhores práticas”, rematou.

(Notícia atualizada às 11h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo olha com “muita preocupação para o envelhecimento dos funcionários” do Fisco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião