Financiamento na mobilidade “sustentável” aumentou 42%

  • Capital Verde
  • 16 Setembro 2024

A mobilidade sustentável conta com investimentos de 21.000 milhões de dólares nas áreas das baterias, carregamentos e produção de automóveis elétricos, de acordo com a Oliver Wyman.

O financiamento para a mobilidade sustentável cresceu 42%, alcançando os 21.000 milhões de dólares, segundo um estudo divulgado pela Oliver Wyman, consultora de gestão, esta segunda-feira.

Este crescimento, segundo o relatório, deve-se ao aumento dos investimentos feitos em baterias, carregamentos, e na produção de veículos elétricos. As startups de fabrico de baterias contêm um investimento de “mais de 8 mil milhões de dólares em financiamento a nível mundial”, e são a “principal fonte de inovação” no mercado dos veículos elétricos, indica o relatório.

Já o financiamento europeu das startups na área da conectividade e na condução autónoma subiu para 1,6 mil milhões de dólares, em contramão com o verificado nos Estados Unidos. O Reino Unido posiciona-se mesmo como o terceiro maior centro mundial de veículos autónomos, a seguir à China e aos Estados Unidos.

No caso das startups de mobilidade, que obtiveram um financiamento de 39 mil milhões de dólares este ano, houve um decréscimo relativamente aos 83 mil milhões de dólares de 2021. No mapa europeu, este financiamento às startups de mobilidade diminuiu cerca de 15%, com um volume médio de financiamento de 27,5 milhões de dólares, não competindo com os Estados Unidos e a Ásia.

 

As causas apontadas pelo estudo para a dificuldade de financiamento nas startups ligadas ao mercado automóvel são “a incerteza económica global”, os conflitos atuais e as crises políticas.

Tendo em conta o descrito, de acordo com a consultora, é previsível que as futuras empresas emergentes vão surgir em três categorias: fabrico de baterias, já que são líderes na obtenção de financiamento, mas também no serviço de baterias (uma vez que este setor atraiu mais de 1,3 mil milhões de dólares em investimentos em 2023) e, por fim, na reutilização e reciclagem de baterias. Prevê-se que mais de 100 milhões de baterias sejam retiradas do mercado na próxima década e, até 2040, 40% das novas baterias de veículos elétricos serão fabricadas a partir de material reciclado.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Financiamento na mobilidade “sustentável” aumentou 42%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião