Telecomunicações com “perturbações pontuais” na zona dos incêndios
Operadoras estão a acompanhar a situação dos incêndios no país e a reforçar equipas no terreno, dizem ao ECO. A Altice Portugal mobilizou cerca de 300 operacionais.
A rede de telecomunicações móveis da Altice Portugal, Vodafone e da NOS está a registar um impacto pouco significativo, “perturbações pontuais” e “incidentes” com “impacto localizado” nas zonas próximas dos incêndios a lavrar no país. As operadoras estão a acompanhar a situação e a reforçar equipas no terreno, adiantam ao ECO. A Altice Portugal mobilizou cerca de 300 operacionais para o terreno.
“A Altice Portugal está ativamente a colaborar, monitorizar e a acompanhar de perto a situação dos incêndios que lavram nas regiões norte e centro do país. Neste momento, o impacto nas nossas infraestruturas não é significativo, verificando-se uma afetação parcial de comunicações nas zonas de: Celorico de Basto, Braga; Baião, Porto; Nelas, Cinfães, Mangualde e Carregal do Sal, Viseu; Águeda, Albergaria e Sever do Vouga, Aveiro”, adianta fonte oficial da operadora dona do Meo ao ECO.
“Foram mobilizados cerca de 300 colaboradores, técnicos e operacionais, que estão, em total coordenação com a ANEPC, as forças de segurança e as autoridades locais, a implementar as manobras de reposição dos serviços afetados”, refere ainda a mesma fonte da operadora.
“A Vodafone confirma perturbações pontuais na sua rede nas localidades mais afetadas pelos incêndios. Na atual situação é inevitável que algumas infraestruturas sejam afetadas por via da perda de energia/de ligações ou de destruição de equipamentos de rádio”, adianta fonte da Vodafone Portugal ao ECO.
“As equipas técnicas da Vodafone estão a acompanhar permanentemente a situação, monitorizando a rede e agindo com a máxima rapidez possível, nomeadamente disponibilizando soluções de cobertura temporária — um trabalho que está em curso. Por razões de segurança, em alguns casos a resolução de falhas depende de autorização de acesso aos locais afetados, não sendo por isso possível estimar um prazo para a reposição total dos serviços impactados“, diz ainda quando questionada sobre as equipas no terreno e para quando uma resolução de eventuais ocorrências.
“A situação está controlada. Têm ocorrido incidentes que são inevitáveis em fogos desta dimensão, que têm tido impacto localizado nos serviços de comunicações”, diz fonte oficial da NOS ao ECO.
“As equipas da NOS estão em alerta máximo e a acompanhar de perto a evolução da situação, em coordenação com as forças de segurança presentes em cada foco de incêndio”, continua a mesma fonte da operadora
“Ao mesmo tempo, reforçámos as nossas operações no terreno, de forma a atuar de forma rápida e eficaz perante as situações que possam vir a surgir, e minimizar o impacto nos nossos clientes”, diz ainda.
(última atualização às 16h47 com posição da Altice)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Telecomunicações com “perturbações pontuais” na zona dos incêndios
{{ noCommentsLabel }}