Seis em cada dez executivos esperam aumento do risco na gestão das empresas

  • ECO
  • 18:09

Mais de 60% dos executivos esperam um "aumento significativo" do nível de risco nos próximos três a cinco anos. Gestão de risco vai absorver maior fatia do orçamento de tecnologia.

A maioria dos executivos, 61%, espera um crescimento do nível de risco nas empresas nos próximos três a cinco anos, segundo o relatório “Future of Risk” da KPMG, divulgado esta segunda-feira, que inquiriu 400 líderes empresariais de vários países.

“A principal inquietação dos profissionais de gestão de risco, nos próximos tempos, será a adaptação proativa a novos tipos de risco, como a Inteligência Artificial, o contexto geopolítico, a reputação, o ESG, as Tecnologias de Informação e o risco cibernético”, refere o relatório.

O relatório aponta que 41% dos executivos esperam gastar mais de metade do seu orçamento em tecnologia para a gestão do risco, nos próximos 12 meses, em comparação com apenas 28% no ano anterior.

O estudo declara que 68% dos empresários consideram que “a integração e a interligação dos sistemas, domínios e processos de gestão do risco aumentaram significativamente a eficácia das tomadas de decisão relacionadas com o risco”. No entanto, só 46% é que classifica o nível de colaboração entre os domínios do risco como adequado.

A quase totalidade dos inquiridos, 90%, acredita que o ritmo de transformação da gestão de riscos, alimentado pela disrupção tecnológica, aumentou, sendo que 56% indica que este aumento é acentuado.

Os executivos inquiridos afirmam que a inteligência artificial é tanto um problema como uma solução na gestão do nível de risco. Esta é a ferramenta em que a gestão de risco espera um maior investimento nos próximos três a cinco anos, tal como as ferramentas de análise de dados que vão trazer benefícios para as empresas, como maior eficiência na análise e gestão de risco e redução de custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis em cada dez executivos esperam aumento do risco na gestão das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião