Contas bancárias “low cost” aumentam 6% no primeiro semestre
Na primeira metade do ano foram constituídas 15,7 mil contas de serviços mínimos bancários, as chamadas contas "low cost".
O número de contas low cost continua a crescer, mas a ritmo mais lento. No primeiro semestre do ano as contas de serviços mínimos bancários (SMB) aumentaram 6% para 235.035 contas, de acordo com o Banco de Portugal.
Entre janeiro e junho foram constituídas 15.693 contas de SMB, menos 8.438 do que aquelas que foram criadas no mesmo período do ano passado, acrescenta o supervisor.
A maioria das novas contas com preçário mais reduzido resultou de uma conta de depósitos à ordem já existente (10.209 contas), enquanto 5.484 resultaram da abertura de novas contas no sistema bancário. Por outro lado, foram encerradas mais de três mil contas, sendo que quase nove em cada dez (89%) foram fechadas a pedido do próprio cliente.
Praticamente um quarto dos titulares de contas de SMB tem depósitos a prazo e mais de 15% tem outros produtos, detalham os dados do Banco de Portugal.
Neste período voltou-se a assistir a um aumento do peso de contas low cost constituídas por clientes com mais de 65 anos no ano passado, que representavam 38,4% do total de contas de SMB constituídas (contra 37,3% em 2023).
A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que permite aos clientes acederem a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido, incluindo depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências por MBWay.
Em 2024, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 5,09 euros (correspondente a 1% do IAS).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Contas bancárias “low cost” aumentam 6% no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}