Visabeira compra participação de 24% na Martifer

  • ECO
  • 21:07

A I'M, dos irmãos Carlos e Jorge Martins, vendeu uma posição de 24% na Martifer à Visabeira. O preço base por ação foi fixado em 1,60 euros, totalizando um investimento de 38,4 milhões de euros.

A Visabeira Indústria anunciou esta sexta-feira que comprou uma participação qualificada de 24% na Martifer. Em comunicado ao mercado, também a sociedade I’M, dos irmãos Carlos e Jorge Martins, informa que “celebraram um contrato-promessa de compra e venda de ações representativas de 24% do capital social da Martifer – SGPS, SA, bem como um acordo parassocial que regerá as respetivas relações enquanto acionistas”.

A operação, concretizada a 2 de outubro de 2024, envolveu a compra de 24 milhões de ações da Martifer. O preço base por ação foi fixado em 1,60 euros, totalizando um investimento de 38,4 milhões de euros. Adicionalmente, o acordo prevê um acréscimo ao preço base, calculado com base nos dividendos relativos ao ano de 2025.

Considerando as ações próprias detidas pela Martifer à data da transação, as 24 milhões de ações adquiridas pela Visabeira Indústria correspondem a 24,54% dos direitos de voto não suspensos da Martifer.

A I’M exclui a obrigação do lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), ainda que “a eficácia de ambos os contratos” esteja “dependente de condições cuja verificação não está na disponibilidade das partes”, indica em nota.

Em julho, à I’M SGPS eram imputadas as participações e direitos de voto dos irmãos Martins e da Black and Blue Investimentos – detida pelo chairman Carlos Martins –, com a holding a controlar 48 milhões de ações da Martifer, correspondentes a 48,09% do capital e 49,18% dos direitos de voto. Uma participação acima da Mota-Engil, com 37,5% do capital.

Com esta operação, a construtora passa assim a ser a principal acionista, com a I’M e a Visabeira Indústria a deter 24% cada do capital da Martifer. A aquisição foi realizada pela Visabeira Indústria SGPS, S.A., uma subsidiária detida a 100% pelo Grupo Visabeira. Por sua vez, a Grupo Visabeira é controlado em 98,57% pela NCFGEST S.A., cujo capital é integralmente detido por Fernando Campos Nunes.

(atualizada às 21h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Visabeira compra participação de 24% na Martifer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião