Metro do Porto prepara concurso público para nova subconcessão
Constituição de equipa vai dar início ao estudo e preparação do lançamento da nova Parceria Público Privada para operar o Metro do Porto, cuja subconcessão em vigor termina no próximo ano.
O Metro do Porto já está a preparar o concurso público para a nova subconcessão, em modelo de Parceria Público-Privada. Foi publicada esta quarta-feira, em Diário da República, a constituição de uma equipa de projeto para dar início ao estudo e à preparação de uma nova subconcessão, em modelo de Parceira Público-Privada, para a operação e a manutenção do sistema de metro ligeiro na área metropolitana do Porto. Atualmente, o Metro do Porto é operado pelo Grupo Barraqueiro, cuja subconcessão termina em março de 2025.
A constituição desta equipa, que será liderada por Rita Santinho Martins, surge depois de a secretária de Estado da Mobilidade, “concordando com a ‘proposta fundamentada’ apresentada pela Metro do Porto, determinou dar início ao estudo e preparação do lançamento da nova Parceria Público-Privada em proposta, com indicação de três membros efetivos e dois membros suplentes para integrar a equipa de projeto a constituir”, refere um despacho publicado em Diário da República.
Rita Santinho Martins, João Nuno Rocha Pereira Fernandes Aleluia, Paula Alexandra Dias Branco, Mariana Pessoa e Costa, Hong Cheng Leong, Luís Brandão e Francisco Ramos são os membros efetivos desta equipa.
Cristiane Marques Alves dos Reis, José Luís Mendes Barbosa, Inês Teixeira da Silva e Pedro Reis foram apontados como membros suplentes.
“Sem prejuízo do apoio técnico e logístico que será prestado pela Metro do Porto, S. A., e por outras entidades ou organismos públicos, compete à equipa de projeto desenvolver as ações e trabalhos que se revelem necessários ao lançamento da parceria em referência“, refere o mesmo despacho.
O Grupo Barraqueiro ganhou o último concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede pelo prazo de sete anos (2018-2025), com uma proposta de 204,3 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metro do Porto prepara concurso público para nova subconcessão
{{ noCommentsLabel }}