Fórum para a Competitividade prevê crescimento entre 1,7% e 1,9% este ano

Economistas do Fórum para a Competitividade estima uma taxa de crescimento entre 1,8% e 1,9% este ano e e entre 1,8% e 2,2% em 2025.

O Fórum para a Competitividade prevê um crescimento da economia portuguesa alinhado com as estimativas do Governo de 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 inscritas no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira, os economistas apontam este ano para uma taxa de crescimento do PIB entre 1,8% e 1,9% este ano e entre 1,8% e 2,2% no próximo.

A nota assinada pelo diretor do gabinete de estudos, Pedro Braz Teixeira, assinala que a tendência geral dos indicadores do terceiro trimestre deste ano seria de abrandamento, com exceção das exportações de bens, “que conheceram uma encomenda excecional, no valor de 0,3% do PIB, que deverá beneficiar muito os dados deste período”.

Ainda assim, destaca que “a nível nacional, a incerteza política mantém-se muito elevada, com riscos de a proposta de Orçamento de 2025 não ser aprovada e haver eleições legislativas antecipadas, menos de 12 meses depois das últimas”.

“Como é evidente, esta evolução seria prejudicial para o desempenho da nossa economia, sobretudo a nível do investimento“, aponta. No que toca à taxa de inflação prevê que passe de 4,3% em 2023 para entre 2,3% e 2,4% em 2024 e entre 1,8% e 2,2% em 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum para a Competitividade prevê crescimento entre 1,7% e 1,9% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião