IAPMEI já tem nova equipa completa. Passa a ter três vogais
Pedro Reis já escolheu a totalidade da equipa do IAPMEI. Vogal Nuno Gonçalves passa a vice-presidente e é retomada a participação cruzada de vogais entre Aicep e IAPMEI.
O ministro da Economia, Pedro Reis, já escolheu toda a nova equipa que vai liderar o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, avançou ao ECO fonte oficial do gabinete. O board passa a contar com três vogais.
O presidente do instituto é José Guilherme Pulido Valente, um quadro do BCP desde 1988 que, em setembro, foi substituir Luís Filipe Guerreiro, que era adjunto do anterior ministro da Economia, António Costa Silva, e que ia terminar o primeiro ano de mandato quatro dias depois. Pulido Valente assumiu o cargo em regime de substituição e, por isso, o Ministério da Economia vai avançar com um pedido de procedimento concursal junto da Cresap, avançou ao ECO fonte oficial do Ministério da Economia.
O n.º 2 da estrutura passa a ser Nuno Gonçalves, que até agora ocupava a posição de vogal, desde março 2019, apesar de o seu mandato já ter terminado. Foi adjunto dos ministros da Economia Manuel Caldeira Cabral e Pedro Siza Vieira, e adjunto de Luís Campos Ferreira, ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Rui Machete, e de Pedro Lomba, ex-secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional de Miguel Poiares Maduro. Antes fora assessor de Franquelim Alves, o ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação de Álvaro Santos Pereira. Mas a sua carreira começou precisamente no IAPMEI, onde era colaborador na área de inovação financeira (maio de 2008 a junho de 2011).
A atual vice-presidente foi afastada, tal como o ECO avançou: Sara Carrasqueiro não foi selecionada após o concurso levado a cabo pela Cresap que terminou a 15 de julho.
A responsável entrou em funções em julho de 2023 e foi o nome escolhido pelo então ministro da Economia, António Costa Silva, para preencher o cargo que tinha sido criado um ano antes, para “reforçar a capacidade do IAPMEI na implementação do PRR”. Sara Carrasqueiro tinha sido nomeada em regime de substituição, graças à sua “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas” ao exercício da função, nas palavras de Costa Silva.
Mas Pedro Reis não a escolheu entre os três nomes sugeridos pela Cresap. Informada desse facto, deixou funções na passada sexta-feira.
Já para os cargos de vogal, Pedro Reis escolheu Paulo Mauritti entre a lista elaborada pela Cresap na sequência do concurso iniciado antes mesmo de o ministro da Economia ter decidido afastar Luís Guerreiro da presidência. Mauritti é técnico especialista no Ministério da Economia desde a entrada em funções deste Governo, mas foi adjunto de Costa Silva entre 2022 e 2024. Esteve anos como vogal do conselho diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e foi subdiretor-geral da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
Mas a estrutura vai passar a contar com três vogais. Além de Mauritti, o ministro da Economia nomeou Carla Branco Santos, em regime se substituição, para o lugar de Marisa Garrido, que deixou o instituto para ocupar o cargo de secretária de Estado da Administração Pública. Carla Branco Santos era diretora da divisão de analistas de negócio (EVP) na Eximbills Technologies Iberia / China Systems desde janeiro de 2022. A sua carreira passou pelo Novobanco, onde exerceu diversos cargos entre 1988 (ainda no antigo BES) e 2021.
Finalmente, o board ficou completo com a designação de Maria Madalena Silva como vogal em representação da Aicep. Pedro Reis retoma, assim, uma prática que está prevista nos estatutos do IAPMEI, publicados em 2012. “A orgânica do IAPMEI, I.P., espelha este princípio, integrando na composição do respetivo conselho diretivo um vogal não executivo, representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal”, lê-se no documento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IAPMEI já tem nova equipa completa. Passa a ter três vogais
{{ noCommentsLabel }}