Centeno defende cortes dos juros acima dos 25 pontos base

Governador do Banco de Portugal considera que se deve avaliar a possibilidade de cortes das taxas maiores e que é preciso chegar a um nível neutral das taxas o mais rapidamente possível.

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta quinta-feira que o Banco Central Europeu deve apostar em cortes de juros superiores a 25 pontos base e não descartou que as taxas vão abaixo do nível neutral.

Em entrevista à Bloomberg, à margem da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, Mário Centeno reiterou a posição que tem vindo a manifestar: os cortes nas taxas de juro poderão avançar a um ritmo mais rápido.

Não precisamos de nos restringir a uma métrica de avançar apenas em passos de um quarto de pontos base”, disse, justificando que “para uma economia que passou os últimos dez anos com uma inflação média de 0,9%, para uma economia que não está a investir, para uma economia que é apoiada por um mercado de trabalho que mostra alguns sinais de fraqueza, precisamos de considerar a possibilidade de avançarmos para maiores passos”.

Para o governador do BdP, é preciso chegar a um nível neutral o mais rapidamente possível. “O tempo está a esgotar-se nesta tensão entre o mercado de trabalho que proporciona o emprego mais elevado e os salários mais elevados de sempre, e uma economia que não cresce há nove trimestres”, disse o responsável que considera “natural” desempenhar um segundo mandato, mas mantém o tabu em relação a uma candidatura a Belém, no próximo ano.

“Se precisamos ou não ficar abaixo da neutralidade, ainda não sabemos”, disse. A Reuters noticiou na quarta-feira que fontes do BCE sinalizaram que o conselho de governadores começa a discutir se as taxas podem ir abaixo do nível neutral.

A instituição liderada por Christine Lagarde cortou as taxas de juro em 25 pontos base na semana passada. Os economistas consultados pela Bloomberg preveem cortes de igual dimensão nas próximas três reuniões, mas os mercados financeiros aumentaram recentemente as apostas numa descida de 50 pontos base em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno defende cortes dos juros acima dos 25 pontos base

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião