Costa passa por São Bento para moldar estratégia para o Conselho Europeu

Antigo primeiro-ministro está de regresso à sua antiga residência, em São Bento, para um encontro com Luís Montenegro. Agora como futuro presidente do Conselho Europeu.

O primeiro-ministro recebe esta segunda-feira o futuro presidente do Conselho Europeu, em São Bento, para discutir o futuro da Europa. A passagem por Lisboa faz parte do processo de transição levado a cabo por António Costa, que se prepara para tomar posse a 1 de dezembro como responsável pela instituição que representa os chefes dos 27 Estados-membros em Bruxelas. Ao todo, o ex-primeiro-ministro já visitou 22 países, sendo a passagem por Portugal uma das últimas desta pequena tournée pela Europa.

Os encontros com os chefes de Estado e do Governo do bloco europeu decorrem no âmbito dos preparativos de António Costa para assumir a presidência do Conselho Europeu. Além de se reunir com os antigos colegas com quem percorria os corredores de Bruxelas, quando ainda era chefe de Governo, António Costa tem estado a reunir-se com os chefes das instituições europeias competentes. O objetivo? Preparar o próximo mandato de dois anos e meio à frente do Conselho Europeu.

O objetivo destas reuniões passa por ouvir e compreender melhor a opinião dos dirigentes da União Europeia e ajudar o próximo presidente a delinear um plano de ação para os próximos meses. Ao que o ECO apurou, em cima da mesa, estarão os temas ligados à guerra na Ucrânia, o escalar do conflito do Médio Oriente, a defesa, as relações externas da União Europeia, as migrações, a competitividade, o alargamento e o quadro financeiro plurianual.

Ouvidos os 27 Estados-membros, e já depois da tomada de posse a 1 de dezembro, António Costa apresentará os resultados destes encontros que estarão integrados no plano de ação do Conselho Europeu a curto e médio prazo.

O encontro com Luís Montenegro, no Palácio de São Bento, está agendado para o meio-dia, não estando prevista uma conferência de imprensa nem declarações aos jornalistas.

Apesar de estar ainda em fase de auscultação dos chefes de Governo, o futuro gabinete de António Costa, em Bruxelas, já começa a ganhar forma, para estar completamente operacional em dezembro. Enquanto decorre a passagem de pastas, estão já operacionais o futuro chefe de gabinete e atualmente chefe de equipa de transição, Pedro Lourtie; o chefe adjunto da equipa de transição David Oppenheimer, uma porta-voz, Maria Tomasik, bem como três assistentes, sabe o ECO.

António Costa foi nomeado em 27 de junho pelos 27 Estados-membros como o próximo presidente do Conselho Europeu, na sequência das eleições europeias que deram a vitória, a nível europeu, ao grupo político do qual o PSD e CDS fazem parte, o Partido Popular Europeu (PPE). A vitória permitiu que a presidência da Comissão Europeia ficasse nas mãos dos conservadores do PPE, atualmente ocupada por Ursula von der Leyen, e a do Conselho Europeu no domínio dos socialistas.

O nome do ex-primeiro-ministro foi o único proposto para a presidência da instituição que representa os 27 Estados-membros, tendo conseguido a maioria qualificada necessária para ser aprovado. António Costa será o primeiro português e socialista no cargo desde que foi criado, no âmbito do Tratado de Lisboa, em 2009, e sucederá ao belga Charles Michel que liderou o órgão durante cinco anos (dois mandatos). António Costa tomará posse a 1 de dezembro para um mandado de dois anos e meio, renovável, mas a expectativa é de que esse seja renovado à semelhança do que aconteceu no passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa passa por São Bento para moldar estratégia para o Conselho Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião