Redução do IRC é “importante” para a economia, mas “irrelevante” para as contas do BCP

Miguel Maya vê com "satisfação" descida do IRC, mas desde que se mantenha as contas públicas equilibradas. Adianta que impacto será "absolutamente irrelevante" nas contas do BCP.

A redução do IRC vai ter um impacto “absolutamente irrelevante” nas contas do BCP, mas irá beneficiar as empresas e, nesse sentido, também o banco. “O nosso balanço é a economia portuguesa”, afirmou Miguel Maya esta quarta-feira. Mas deixa um aviso: é preciso manter as contas públicas equilibradas.

“Vemos com satisfação que a carga fiscal em Portugal, nomeadamente sobre o setor empresarial, possa descer, na medida em que as contas públicas se mantenham equilibradas. Essa é uma condição muito importante para nós”, afirmou Miguel Maya na conferência de apresentação dos resultados dos primeiros nove meses do ano.

Tudo aquilo que é importante para a economia portuguesa e contribua para o desenvolvimento da economia portuguesa, é bom para o BCP, porque o nosso balanço é a economia portuguesa”, acrescentou.

Para Miguel Maya, “o que é relevante é que se tivermos um setor empresarial mais equilibrado, mais dinheiro a circular na economia, vamos, enquanto sociedade, seguramente beneficiar disso”. Isto porque do ponto de vista individual do banco, a redução de um ponto percentual do IRC terá um impacto “absolutamente irrelevante”.

O CEO do BCP sublinhou que há um valor mais importante no meio da discussão: “Ter as contas públicas equilibradas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Redução do IRC é “importante” para a economia, mas “irrelevante” para as contas do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião