5 coisas que vão marcar o dia
O Orçamento do Estado é votado na generalidade e a Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental. Semapa, BPI e Novobanco apresentam resultados.
No mesmo dia em que o Orçamento do Estado é votado na generalidade, a Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental, referente ao mês de setembro. Enquanto o INE e a Eurostat divulgam estimativas rápidas da inflação, o Banco de Portugal (BdP) mostra as estatísticas das taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos relativas a setembro deste ano. A Semapa, o BPI e o Novobanco apresentam resultados referentes ao terceiro trimestre.
Orçamento do Estado é votado na generalidade
Naquele que é o segundo dia de debate sobre o Orçamento do Estado para 2025, a proposta do Governo – que foi entregue na Assembleia da República a 10 de outubro – vai ser votada na generalidade. A viabilização está garantida graças à já anunciada abstenção do PS, sendo que os restantes partidos, com exceção do CDS-PP, devem votar contra.
INE e Eurostat divulgam estimativas rápida da inflação
O INE vai divulgar a estimativa rápida do índice de preços no consumidor referente ao mês de outubro. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) – que lança ainda a a estimativa rápida da atividade turística referente a setembro –, a taxa de inflação voltou a situar-se acima dos 2% em Portugal no mês de setembro, após uma forte desaceleração registada em agosto, tendo o Índice de Preços no Consumidor acelerado para 2,1%, num aumento de 0,2 pontos percentuais (pp.) à observada no mês anterior. Já o Eurostat publica a estimativa rápida da inflação na Zona Euro referente a outubro, assim como os dados da taxa de desemprego na União Europeia em setembro.
Quais as taxas de juros que os bancos pagam pelos depósitos?
O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar esta quinta-feira as estatísticas das taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos relativas a setembro deste ano. A instituição revelou que, em agosto, a taxa de juro média nas novas aplicações baixou pelo oitavo mês consecutivo. No contexto do euro, apenas em quatro países se paga pior pelos depósitos dos particulares, cujo montante global recuou dos máximos registados um mês antes.
Semapa, BPI e Novobanco apresentam resultados do terceiro trimestre
Esta quinta-feira fica também marcada pela apresentação de resultados relativos ao terceiro trimestre por parte da Semapa, do BPI e do Novobanco. Nos primeiros seis meses do ano, a Semapa registou lucros de 131,8 milhões de euros, numa subida de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o BPI registou lucros de 327 milhões de euros no primeiro semestre do ano, numa subida de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Novobanco reportou lucros de 370,3 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, ligeiramente abaixo (-0,8%) do mesmo período do ano passado.
Governo mostra a execução orçamental
Tal como todos os meses, a Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental, desta vez referente ao mês de setembro. Na síntese de agosto revelou-se que o aumento da despesa com pensões e salários da Função Pública fez encolher o excedente orçamental para metade, num saldo de 475,5 milhões de euros, o que compara com o superávite de 1.059,8 milhões de euros, apurado até julho, numa quebra de 55%, “em resultado do aumento da despesa (10,9%) ter sido superior ao verificado na receita (3%)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}