S&P eleva rating do banco BPI para ‘A-‘

  • ECO
  • 18:34

A agência norte-americana subiu a notação do BPI, um dia depois de ter elevado o rating do acionista CaixaBank.

A Standard & Poor’s (S&P) subiu o rating de longo prazo do BPI de ‘BBB+’ para ‘A-‘, com perspetiva estável. O banco informou esta sexta-feira o mercado que a decisão surgiu “na sequência da subida de rating do seu acionista CaixaBank, ontem anunciada”, lê-se no comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Sendo uma subsidiária altamente estratégica do CaixaBank”, segundo uma nota da S&P, o BPI fica ainda assim um nível abaixo da notação da casa-mãe (‘A’). Para os próximos 18-24 meses, é “muito improvável” uma nova subida do rating, a não ser que o BPI se torne um elemento core para o CaixaBank ou a notação do banco espanhol suba, tal como o rating de Portugal.

A S&P afirma mesmo que o rating do país “funciona como uma restrição” ou um “limite máximo” na avaliação do banco, uma vez que no hipotético cenário de um incumprimento soberano, o BPI “poderia não receber um apoio suficiente e atempado da sua empresa-mãe para absorver o efeito que tal cenário adverso”.

A agência norte-americana lembra, no entanto, que o rating de Portugal tem perspetiva “positiva” e a S&P admite uma “potencial subida” se a dívida pública continuar a cair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P eleva rating do banco BPI para ‘A-‘

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião