IHRU anula sorteio de rendas acessíveis e deixa 130 famílias sem casa
Dois concursos do programa Arrendar para Subarrendar foram anulados depois de um alegado erro informático do IHRU. 130 famílias aguardam resolução do problema e algumas admitem recorrer à Justiça.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anulou dois concursos que tinham atribuído habitações com rendas acessíveis a 130 famílias. O organismo alega que o processo foi anulado devido a um erro informático, mas as famílias visadas não estarão convencidas e admitem recorrer à Justiça para resolver o problema, avança esta terça-feira o Jornal de Notícias.
O sorteio, no âmbito do programa Arrendar para Subarrendar, foi lançado a 3 de outubro e a lista das candidaturas admitidas foi publicada cerca de um mês depois. Nessa altura, foram enviadas as confirmações por correio eletrónico para as 130 famílias beneficiadas, email no qual constavam ainda os dados da casa, morada e valor da renda. Ao todo, foram atribuídas 108 casas no Sul e 22 casas no Norte, todas com renda acessível, em 24 concelhos.
No entanto, três dias depois, o IHRU anulou o concurso. Ao JN e às famílias, o instituto justificou-se com “problemas informáticos que geraram desconformidades nos resultados do sorteio, tendo-se verificado a existência de candidaturas admitidas que não foram sorteadas”. Sancha Vaz Pinto, uma das selecionadas no concurso anulado, admite ao JN recorrer a “medidas legais para garantir os direitos e exigir a manutenção dos resultados originais” caso a situação não seja revertida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IHRU anula sorteio de rendas acessíveis e deixa 130 famílias sem casa
{{ noCommentsLabel }}