Governo português manda encerrar temporariamente embaixada em Kiev
Paulo Rangel anunciou que o encerramento terá a duração de "alguns dias". Além dos EUA e Portugal, Espanha, Itália e Grécia decidiram também encerrar temporariamente as suas embaixadas em Kiev.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ordenou o encerramento temporário da embaixada portuguesa em Kiev, mas salientou que tal já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia. A decisão acontece depois de a embaixada dos Estados Unidos ter anunciado que iria ser evacuada no sentido de prevenir um “potencial ataque aéreo significativo”.
“A nossa embaixada funcionou hoje regularmente até às 15:00 locais e, entretanto, nós tomámos a decisão de que ela não abriria amanhã, eventualmente também não nos próximos dias, com uma avaliação permanente da situação. Portanto, há um encerramento, mas um encerramento temporário”, cita o Expresso as declarações de Paulo Rangel proferidas à margem de uma visita com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, à Casa de Portugal, no Brasil.
Além dos Estados Unidos e de Portugal, Espanha, Itália e Grécia decidiram também encerrar temporariamente as suas embaixadas na Ucrânia, alegando motivos de segurança.
A decisão de fechar temporariamente os postos diplomáticos na capital ucraniana ocorre numa altura em que se assiste a um escalar da guerra na Ucrânia. Na semana em que se assinalou o milésimo dia desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a guerra entrou num novo capítulo, com Joe Biden a autorizar o uso de mísseis ATACMS de longo alcance pelas forças ucranianas contra a Rússia. Estes mísseis, com um alcance máximo de várias centenas de quilómetros, permitirão à Ucrânia atingir os locais de logística do exército russo e os aeródromos de onde descolam os bombardeiros.
Dias depois, o Kremlin retaliou. Esta terça-feira, foi anunciado que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto que alarga as possibilidades de uso de armas nucleares pela Rússia.
Também na terça-feira foi noticiado pelas agências internacionais que a Ucrânia já realizou o primeiro ataque com mísseis ATACMS norte-americanos em território russo.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h28)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo português manda encerrar temporariamente embaixada em Kiev
{{ noCommentsLabel }}