Parceira da Galp nas baterias apresenta pedido de proteção contra credores
O pedido de proteção apresentado nos EUA vai permitir à Northvolt, que está com a Galp num projeto de refinação de lítio em Portugal projetado para 2028, manter a sua operação.
A Northvolt, a parceira da portuguesa Galp para a construção de uma refinaria de lítio em Portugal, apresentou um pedido de proteção contra credores, depois de ter falhado um acordo com investidores para salvar a empresa de baterias.
A atravessar graves dificuldades financeiras, a fabricante sueca de baterias de lítio, que é parceira da Galp num projeto de refinação de lítio em Portugal projetado para 2028, recorreu ao capítulo 11 da Lei de Insolvências dos Estados Unidos, uma opção disponível para empresas estrangeiras com atividade nos EUA e que permite à empresa manter a sua operação, enquanto tentar restaurar a sua situação financeira.
“Este passo decisivo permitirá à Northvolt continuar a sua missão de estabelecer uma base industrial europeia local para a produção de baterias”, adiantou Tom Johnstone, presidente interino da empresa.
Nos últimos meses, a empresa tem tentado reverter os seus problemas financeiros. No passado mês de setembro foi noticiado que a fabricante de baterias, que estava a tentar negociar um pacote de emergência com investidores, iria despedir 1.600 funcionários na Suécia, suspende planos de expansão e foca-se em acelerar a produção para clientes automóveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parceira da Galp nas baterias apresenta pedido de proteção contra credores
{{ noCommentsLabel }}