Contas no Novobanco ficam mais caras para quem não domicilia ordenado. O que muda em 2025

Contas vão ficar mais caras para quem não tem ordenado domiciliado. Crédito pessoal e automóvel e custódia de títulos também aumentam. As transferências imediatas baixam de preço. Isto é o que muda.

O Novobanco vai agravar as comissões de alguns serviços a partir de março do próximo ano, incluindo as contas pacote para quem não tem ordenado domiciliado. Também sobem alguns encargos com crédito pessoal e automóvel, com transferências no MB Way e com operações na bolsa. Mas nem tudo vai subir. Já no início do ano as transferências imediatas vão ficar mais baratas, mas isso por conta da nova regulamentação europeia (que também vai mexer no preçário dos outros bancos).

Enquanto outros bancos como a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BPI anunciaram que não vão mexer nas comissões, o banco liderado por Mark Bourke anunciou uma nova revisão do preçário quando o ambiente de taxas de juro continua a impulsionar as receitas do setor, embora se preveja que o novo ciclo de alívio da política monetária venha a pressionar a margem financeira dos bancos nos próximos tempos.

No caso do Novobanco há outro pormenor: no próximo ano arrancará o processo de venda do banco por parte do fundo Lone Star.

Conta pacote sem bonificação pagam mais

No que diz respeito às contas pacote, o banco não altera o preçário das contas com bonificação (quem tem ordenado ou pensão domiciliado e outros requisitos), mas agrava as comissões de manutenção para as que não têm bonificação (sem domiciliação de ordenado ou pensão) a partir de 10 de março.

Esse é o caso da Conta 100%, a mais comercializada pelo banco, que vai passar a custar 7,90 euros (acrescido de imposto de selo) por mês, mais 0,40 euros em relação ao preço atual. Se tem bonificação intermédia ou máxima, a comissão mensal mantém-se nos 5,50 euros e 4,50 euros por mês (mais imposto de selo), respetivamente.

Estas contas também vão sofrer agravamentos na comissão de manutenção, mas apenas naquelas que não beneficiam de bonificação: Conta 360º, Conta Dupla Vantagem, Conta 100% Dupla Vantagem, Conta 360º Dupla Vantagem, Conta 100% Parceiro, Conta Easy NB e Serviço Easy NB, Conta 18.31, Conta +351.

Ao ECO, a instituição indica que “os clientes fidelizados que gerem o seu dia a dia financeiro com o Novobanco, com contas pacote bonificadas, não vão ter qualquer aumento na comissão mensal“.

“Assim, as contas pacote bonificadas manterão o preçário atual, ou seja, não terão alterações nos custos. No entanto, para as contas que não cumprem os critérios de bonificação, em alguns casos, haverá uma atualização na comissão de manutenção da conta a partir do dia 10 de março de 2025”.

Regras europeias dão borla nas transferências imediatas

Nas transferências, cujas alterações entram em vigor em março, também haverá alterações. Mas nem tudo ficará mais caro.

Por exemplo, as transferências imediatas através do site ou aplicação do Novobanco, que tinham um custo de dois euros, vão ficar isentas já a partir de 9 de janeiro para os clientes com conta pacote, alteração que decorre da nova regulamentação europeia. Sem conta pacote, uma transferência semelhante irá custar 1,20 euros a partir de março, baixando mais de metade face ao custo atual (2,50 euros).

A partir de 9 de janeiro, por força das alterações introduzidas pelo Regulamento (EU) 2024/886 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de março de 2024, o custo das transferências imediatas será igual ao custo das transferências SEPA+, lembra o banco.

ordens de transferência com o MB Way, se não tem conta pacote ou se iniciar a operação através da app do MB Way, deixam de estar totalmente isentas e passarão a pagar se o montante da operação for superior a 30 euros e o acumulado no mês em curso for superior a 25 transferências ou 150 euros transferidos.

As comissões das transferências internacionais também vão sofrer alguns agravamentos.

Crédito pessoal e automóvel, leasing e cheques encarecem

O Novobanco também irá rever a partir do próximo ano o preçário em relação ao crédito pessoal e automóvel, às operações de leasing e ainda aos cheques.

Também alguns serviços de intermediação financeira vão encarecer, incluindo comissões de custódia de títulos mobiliários.

Confira todas as alterações aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas no Novobanco ficam mais caras para quem não domicilia ordenado. O que muda em 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião