BES. Defesa de Salgado pretende usar caso de violência doméstica suspenso por demência do arguido
Tribunal suspende julgamento de violência doméstica por demência do arguido. Defesa de Ricardo Salgado admite usar este caso para voltar a pedir suspensão do julgamento.
O Tribunal da Relação de Coimbra suspendeu provisoriamente o julgamento de um homem acusado de violência doméstica. Em causa a demência do arguido, validada por uma perícia psiquiátrica. Perante esta decisão do tribunal de segunda instância, a defesa de Ricardo Salgado admite usar este argumento para voltar a pedir a suspensão do julgamento do caso BES.
Segundo a perícia psiquiátrica: “o arguido apresentava dificuldades de orientação temporal, misturava na mesma sequência acontecimentos com datas muito díspares (…) incapaz de prestar declarações em tribunal e de compreender e apreender com as penas que eventualmente lhe foram aplicadas”, avança a SIC Notícias. O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, reconhece que Portugal não tem “um sistema de precedente, como os sistemas anglo-saxónicos”. “São decisões diferentes”, admite. “Agora, quando apresentamos um recurso, quando alegamos os nossos argumentos jurídicos, recorremos muitas vezes a jurisprudência dos Tribunais superiores”, nota.
A oportunidade para usar o Acórdão da Relação de Coimbra como argumento no caso que envolve Ricardo Salgado pode estar para breve. No último mês, no caso BES, foi recusado o pedido para extinguir ou até suspender o processo contra o antigo banqueiro – e a defesa de Ricardo Salgado ainda não recorreu da decisão.
As três desembargadoras que analisaram o caso entendem que, à luz da lei portuguesa, o julgamento penal só é possível se o arguido tiver capacidade de se defender. O tribunal da Relação de Coimbra suspendeu provisoriamente o processo e pediu nova avaliação psiquiátrica para determinar se a doença é crónica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BES. Defesa de Salgado pretende usar caso de violência doméstica suspenso por demência do arguido
{{ noCommentsLabel }}